Notícias da diocese › 25/10/2023

Segundo dia da Assembleia do Clero aborda o planejamento pastoral

No segundo dia da Assembleia do Clero, em 24/10, terça-feira, o grupo composto pelo bispo dom Jaime Pedro Kohl, presbíteros e diáconos, religiosos, bem com, a assessora eclesiástica da Iniciação à Vida Cristã, Irmã Iolanda Gol, e a assessora de comunicação da Diocese, Melissa Maciel, e membro da Coordenação Diocesana de Pastoral, dedicou-se ao estudo sobre o planejamento pastoral.

Assessorando o grupo estava o seminarista da arquidiocese de Porto Alegre, Bruno Ferreira, conduzindo a reflexão sobre o papel do assessor eclesiástico, que substituirá o termo anteriormente usado na Diocese, denominado de “referencial”. O assessor eclesiástico pode ser um presbítero, diácono, religioso(a) ou leigo(a) nomeado pelo bispo e que acompanha as coordenações diocesanas de pastorais e movimentos. Além disso, discutiu-se o papel do agente de Pastoral coordenador, responsável por articular a equipe que atua na coordenação diocesana.

O retiro será concluído nesta quarta-feira, 25, com a definição das transferências de padres, da Coordenação Diocesana de Pastoral e dos assessores eclesiásticos, juntamente com suas respectivas pastorais e movimentos.