Notícias da diocese › 30/04/2019

Secretárias/os paroquiais se reuniram para reunião-formativa em Osório

Periodicamente a Diocese de Osório reúne as secretárias/secretários das paróquias para reunião e formação. O último encontro realizado foi na segunda-feira, 29 de abril, entre 8h30min e 16h, na Cúria Diocesana, em Osório.

Com a presença do bispo da Diocese, dom Jaime Pedro Kohl, do coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Edegar Pereira da Rosa e do Ecônomo da Diocese, Pe. Ildomar Danelon, a reunião teve início com a Leitura Orante da Bíblia, seguindo com as boas-vindas aos novos integrantes do grupo.

Dom Jaime Pedro destacou a importância da/o secretária/o paroquial, suas atribuições e responsabilidades. Seguiu-se com uma partilha das secretárias que participaram do Congresso Nacional das/os secretárias/os paroquiais em Aparecida-SP, no mês de março deste ano.

De acordo com o bispo dom Jaime, é preciso valorizar o trabalho da/o secretária/o paroquial, além de se dar atenção ao perfil e ética profissional, sinalizando com a frase “secretária/o paroquial não é profissão, é missão”.

Participando da reunião esteve a secretária da Cúria Diocesana, Marilene Dias, que destacou da discussão no grupo a necessidade de se estar sempre atualizados em todos os assuntos, principalmente, na área que fortalece o trabalho. “É importante estarmos e sermos sempre abertos ao novo, esquecer do famoso “sempre foi assim”. É preciso cultivar a cultura do encontro também”, afirma.

A reunião contou com a presença de uma representante do escritório que está responsável pela contabilidade da Diocese, esclarecendo algumas dúvidas e colocando-se à disposição para um atendimento mais personalizado.

Outro momento significativo para o trabalho nas secretarias paroquiais foi o treinamento para o melhor uso e desempenho do Sistema Pastoral, com esclarecimentos e dicas.

O grupo ao final do encontro avaliou como extremamente importante e proveitosa a reunião, embora algumas paróquias não estivessem representadas, mas houve grande adesão das demais. A troca de experiências foi muito positiva, segundo o grupo.

A próxima reunião será no dia 30 de setembro e foi firmado o compromisso de motivar aos que faltaram para a participação.