Notícias da diocese › 12/08/2018

Ecos da Romaria da Terra foi tema de reunião em Rio de Dentro – Mampituba

Há cinco meses a Diocese de Osório sediava a 41ª Romaria da Terra do RS no município de Mampituba, na comunidade de Rio de Dentro. Com o tema “Mulheres Terra: resistência, cuidado e diversidade”, o evento é uma promoção da Comissão Pastoral da Terra da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB Regional Sul 3.

No último sábado, 11 de agosto, aconteceu a 4ª reunião chamada “Ecos da Romaria”, no local que acolheu a edição de 2018. No salão comunitário da comunidade de Rio de Dentro, lideranças da Diocese, juntamente com o bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl, se dedicaram à reflexão do que a Romaria da Terra deixou como legado, como inquietação e provocação nas nossas comunidades e as problemáticas que o tema continua suscitando.

Com a coordenação do atual pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus (Morrinhos do Sul e Mampituba), Pe. Ildomar Danelon, os presentes compartilharam suas impressões a partir das seguintes questões: o que significou para nós a Romaria da Terra?; o que sentimos e o que experenciamos?; que marcas/legado e até mesmo o que mudou  no modo de pensar e agir?; o que fazer a partir disto e quais angústias e preocupações?

Foi unânime no grupo que a Romaria da Terra segue sendo uma inquietação permanente a partir do tema sobre as Mulheres e faz ressoar continuamente que precisamos avançar em novos espaços de discussão e conscientização.

A Romaria da Terra não deve ser e não será um evento pontual, mas um ponto de partida para a evangelização, ou seja, promover os valores cristãos nas nossas comunidades a partir do tema principal do evento, assim como temas que também foram abordados como a defesa da vida, defesa da terra, agroecologia, agricultura familiar, fortalecimento da atuação e direitos das mulheres do campo e da cidade, contribuir no combate da violência contra as mulheres, entre outros.

Alguns encaminhamentos foram definidos como a representação da Diocese junto à Comissão Pastoral da Terra da CNBB, o fortalecimento do trabalho já realizado no Movimento da Mulher Camponesa (MMC) e apoio ao Centro de Referência da Mulher Priscila Selau, que atende os municípios da Grande Torres, além de incluir junto às Pastorais Sociais da Diocese a discussão e articulação de uma maior atenção aos temas ecoados pela realização da Romaria da Terra.

A 42ª Romaria da Terra do RS será realizada em 5 de março de 2019, na cidade de Itacorubi, Diocese de Uruguaiana, e terá como tema Alimentação Saudável. A Diocese de Osório se comprometeu em realizar um encontro de formação em preparação para a participação na próxima Romaria. O encontro é aberto ao público e será realizado no dia 4 de dezembro, em Três Cachoeiras.

Acesse o álbum completo AQUI!