Notícias da diocese › 30/10/2023

Dia Nacional da Juventude reuniu o rosto jovem da Igreja na Vila São João/Torres

No dia 29 de outubro, celebrou-se o Dia Nacional da Juventude (DNJ) em todo o Brasil, e na Diocese de Osório, no Litoral Norte gaúcho, não foi diferente. Cerca de 800 participantes estiveram presentes na Vila São João – Torres para celebrar sua fé e espiritualidade. O DNJ 2023 contou com a participação entusiasmada de diversos grupos e movimentos juvenis de diferentes carismas. Entre os participantes, destacam-se:

ONDA (Objetivo Novo de Apostolado), maior representação que já esteve presente no DNJ, mais de 200 participantes;

EJC CNBB;

EJC Movimento e seus grupos: 4S (Saber, Sorrir, Sentir e Sonhar) de Torres; JOCAP (Jovens a Caminho da Paz) do Faxinal de Torres; JPC (Jovens à Procura de Cristo) da Vila São João/Torres; JUAS (Jovens Unidos de Arroio do Sal) de Arroio do Sal; JUC (Jovens Unidos em Cristo) de Capão da Canoa; GJSF (Grupo de Jovens Sagrada Família) de Morrinhos do Sul; JNG (Jovens Nova Geração) do Morro do Forno/Morrinhos do Sul; JMC (Jovens Mensageiros de Cristo) do Alto Rio de Dentro/Morrinhos do Sul; Grupo da Catedral de Osório e Grupo de Dom Pedro de Alcântara;

Jovens Sarados (JS);

REJOC (Retiro de Jovens com Cristo) e seu grupo de jovens “Amigos pela Fé”;

RCC (Renovação Católica Carismática), o grupo de jovens “Exército do Amor de Cristo” e os grupos de oração: Mãe de Deus, Cenáculo de Maria, João Paulo II, Filhos da Tribo do Leão de Judá, Tenda Filhos da Cruz, Amigos Pela Fé, São Tarcísio, Jovens Adoradores de Cristo – JAC;

Família Semeando;

Movimento Cursilho de Cristandade;

Emaús.

Além disso, membros das comissões diocesanas da Pastoral da Comunicação (Pascom), Comissão Missionária Diocesana (Comidi), Serviço de Animação Vocacional (SAV) e religiosas das congregações das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, Franciscanas de Aparecida e Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus também se uniram a essa celebração das juventudes.

A programação do DNJ incluiu uma manhã animada com música, danças e brincadeiras, seguida por catequeses que abordaram temas relevantes do subsídio para o Dia Nacional da Juventude. Os jovens foram divididos em grupos para participar dessas catequeses simultaneamente, as quais foram conduzidas por Victoria Holzbach, assessora de comunicação do Regional Sul 3 da CNBB e membro do Conselho Missionário Diocesano (Comire), Jardel Eberhardt, assessor da Pastoral Juvenil Marista e coordenador de Pastoral do Centro Social Marista (CESMAR) de Porto Alegre, e Tiago Klein, assessor da Pastoral da Juventude e doutorando em Teologia.

Mais tarde, houve um tocante momento de adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja de São José Operário, onde muitos jovens se emocionaram e fortaleceram sua fé.

A tarde continuou com um bate-papo sobre vocação, uma apresentação teatral pelo grupo de jovens JUAS de Arroio do Sal e uma performance da banda “Surfistas da Paz”. O clímax do DNJ foi a santa missa, presidida pelo bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, encerrando o Dia Nacional da Juventude.

O DNJ é uma oportunidade para os jovens fortalecerem sua fé, compartilharem experiências e se conectarem espiritualmente com outros jovens de diversos carismas, promovendo a união e o crescimento espiritual da juventude católica.

Alguns destaques do dia e, em breve, será divulgado o álbum oficial do DNJ: