A Voz do Bispo › 26/02/2024

Amizade Social

Fraternidade e Amizade Social é o tema da Campanha da Fraternidade de 2024. Certamente, muitos se perguntam: o que se entende por Amizade Social? O Texto Base, nos números 16 a 21, nos responde com várias expressões retiradas da “Fratelli Tutti”.

Amizade social é o amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço; é uma fraternidade aberta, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas, independentemente de sua proximidade física; é um amor desejoso de abraçar a todos; é comunicar com a vida o amor de Deus, recusando impor doutrinas por meio de uma guerra dialética; é viver livre de todo desejo de domínio sobre os outros; é o amor que se estende para além das fronteiras, para todo ser vivo; é o amor que rompe as cadeias que nos isolam e separam, lançando pontes; é o amor que nos permite construir uma grande família na qual todos podemos nos sentir em casa; é a nossa vocação para formar uma comunidade feita de irmãos que se acolhem mutuamente e cuidam uns dos outros; é a capacidade diária de alargar o meu círculo, chegar àqueles que espontaneamente não sinto como parte do meu mundo de interesses, embora se encontrem perto de mim; é o amor que implica algo mais do que uma série de ações benéficas.

As ações derivam de uma união que propende cada vez mais para o outro, considerando-o precioso, digno, aprazível e bom, independentemente das aparências físicas ou morais. O amor ao outro por ser quem é impele-nos a procurar o melhor para a sua vida. Só cultivando essa forma de nos relacionarmos é que tornaremos possível aquela amizade social que não exclui ninguém e aquela fraternidade aberta a todos.

Assim, a amizade social é o amor presente nas relações sociais; é uma convocação para valorizar o direito à vida e ao seu desenvolvimento integral; traduz-se em atos de caridade que criam instituições mais sadias e estruturas mais solidárias.

Estamos dispostos a trilhar esse caminho? Por onde começar? O que precisamos mudar para chegar à amizade social?