Notícias da diocese › 09/07/2019

Diocese de Osório acolherá em julho grandes encontros e Show Missionário

O papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário com o intuito de “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.

A Igreja Católica no mundo inteiro, por vontade do papa Francisco, é chamada a vivenciar de forma mais consistente e intensa o dia mundial das missões, pedindo que todo mês de outubro seja marcado por iniciativas missionárias, que destaquem a missionariedade da Igreja, que se faz compromisso de todos pelo batismo.

O Regional Sul 3 da CNBB, que compõem as 14 dioceses e 04 arquidioceses do Rio Grande do Sul, decidiu em vista do Mês Missionário Extraordinário unir esforços para a intensificação na formação missionária e, também, na unidade das ações missionárias já existentes e outras que possam ser suscitadas.

De acordo com o bispo referencial para a Animação Missionária no Rio Grande do Sul, dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório, “a partir do tema do Mês Missionário Extraordinário: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, o Papa deseja despertar a consciência da missão além-fronteiras e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral. Todos devem se sentir convocados a entrar nesse espírito”, motiva dom Jaime Pedro.

 

Encontros de formação missionária

Nesse sentido, a Igreja no RS irá promover o Encontro Estadual de Formação Missionária, entre os dias 12 e 14 de julho de 2019, em Santo Antônio da Patrulha, Diocese de Osório, no Centro de Convenções Qorpo Santo, na Rua Bolívia, 15-75, Bairro Pitangueiras.

Paralelamente ao Encontro Estadual de Formação Missionária ocorrerá o 3º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, porém sediado no Colégio Santa Terezinha, na Cidade Alta, no mesmo município.

De acordo com o coordenador regional do Conselho Missionário do Regional Sul 3, Pe. Rodrigo Schüler de Souza, o Encontro Estadual de Formação Missionária vai integrar a vida religiosa por meio da presença de consagradas/os da Conferência dos Religiosos do Brasil – Sul 3 (CRB-RS), Setor Juventude e os membros dos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIs). A expectativa de participação chega a cerca de 200 pessoas. Já o Congresso Missionário Nacional de Seminaristas contará com aproximadamente 400 participantes, entre seminaristas, padres formadores e bispos. Entre os objetivos do 3º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas estão o de animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros no Brasil, fomentando para que a missão seja o eixo central da formação e os auxilie a adquirir um autêntico espírito missionário.

Ambos os eventos estarão em sintonia com o tema do Mês Missionário Extraordinário: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo” e se propõem a fortalecer a proposição da missionariedade da Igreja.

 

Show Missionário

Dentro da programação dos eventos, no sábado, 13 de julho, das 17h às 21h, no Ginásio do Parque Caetano Tedesco (Parque da Moenda), em Santo Antônio da Patrulha, estarão reunidos todos os participantes do Encontro de Formação Estadual e do Congresso Nacional, além de toda a comunidade de Santo Antônio da Patrulha e das demais paróquias da Diocese de Osório e de Dioceses vizinhas, para o Show Missionário, o qual irá celebrar os 25 anos do projeto Igrejas Solidárias: Rio Grande do Sul – Moçambique*.

Haverá venda de ingressos antecipados no valor de R$ 5. Garanta o seu. Organize a sua caravana! Venha com a sua família!

Adquira seus ingressos diretamente na secretaria paroquial da Paróquia Boa Viagem, em Santo Antônio da Patrulha. Para informações contate a Cíntia no (51) 3662-1833 ou (51) 99754-8389.

A programação começa às 17h com a Feira e concentração; às 18h o público contará com apresentações culturais locais; às 19h ocorre a abertura do Show Missionário e, às 19h30min, a principal atração com o grupo “Ir ao Povo”, projeto musical criado por Pe. Zezinho, scj.

“Será um grande Show Missionário onde celebraremos os 25 anos de presença missionária em Moçambique, como resposta ao apelo do Papa de promover a missão ad gentes. Com isso a Igreja no RS poderá conhecer melhor o projeto Igrejas Solidárias e passará a se envolver mais tanto pela oração, quanto pela colaboração por meio da Coleta de Pentecostes, como ainda no envio de missionárias e missionários para fazer parte lá e ajudar no projeto”, explica e motiva Pe. Rodrigo.

No Show Missionário espera-se a participação de caravanas de todas as arquidioceses e dioceses do RS, seus bispos e padres. Estão confirmadas as presenças do bispo moçambicano da Arquidiocese de Nampula, dom Inácio Saúre, e de dois leigos missionários, José e Jorge, coordenadores das paróquias onde atua a equipe do Regional Sul 3 em Moçambique, além disso, conta-se, especialmente, com a presença do povo das paróquias da Diocese de Osório.

Santo Antônio da Patrulha e região viverão um momento de muita graça para as paróquias desta área Pastoral e de toda a Diocese de Osório. De acordo como bispo Dom Jaime, os eventos são oportunidades de exercitarmos nosso espírito missionário e de acolhida com as lideranças e seminaristas de todo o Brasil. Ao mesmo tempo ocasião de deixar-nos contagiar por eles.

“Desde já todas as paróquias sintam-se chamadas a colaborar concretamente. Algo bem concreto para as paróquias da Diocese de Osório que não são da área de Santo Antônio da Patrulha é a doação de alimentos para as refeições dos participantes dos Encontros. Contamos com a generosidade de sempre deste povo da Diocese dos Bons Ventos, povo que gosta de acolher gente e solidarizar-se com os que passam por esta terra abençoada,” pede dom Jaime.

 

Projeto Igrejas Solidárias: Rio Grande do Sul – Moçambique*

O Projeto tem o objetivo de ajudar a Igreja de Moçambique com o envio de missionários e missionárias, leigos, leigas, religiosos(as) e padres. Lá, auxiliam em duas paróquias da Arquidiocese de Nampula, distritos de Micane e Larde, na organização paroquial, animação dos ministérios e serviços, promoção das vocações presbiterais e religiosas, formando animadores e animadoras.

Atualmente são quatro missionários presentes em Nampula: as leigas Victória Holzbach, de Passo Fundo, e Rita Bandeira, de Bagé. Os padres Roni Mayer, de Santa Maria, e Martins, do Estado da Bahia. Pe. Domingos Rodrigues, de Bagé, retornou ao Brasil neste mês de março após 3 anos em missão. Os missionários e missionárias são enviados pelo Regional Sul 3 da CNBB, cultivam o respeito pela cultura e história do povo moçambicano promovendo a cooperação fraterna e inculturada.

 

 

>>> Confira o convite do grupo Ir ao Povo no vídeo e venha conosco festejar a Igreja que somos em missão em nossas comunidades e além-fronteiras:

 

 

>>> Organize a caravana na sua paróquia e participe da programação do Show Missionário:

Quando: 13 de julho

Horário:

17h | Feira e concentração

18h | Apresentações culturais locais

19h | Abertura 25 anos

19h30min | Show “Ir ao Povo”

Local: Parque da Moenda – Santo Antônio da Patrulha

 

Realização: Regional Sul 3 da CNBB e Conselho Missionário Regional, contando com o apoio da Diocese de Osório e da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha por meio da Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes.

 

 

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.