Notícias da diocese › 07/12/2023

A Diocese de Osório esteve presente no Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros em Brasília

O coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Luciano Motti, representou a Diocese de Osório em evento realizado pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento ocorreu na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF), de 4 a 6 de dezembro, com o propósito de desenvolver um material de apoio sobre iniciação à vida cristã em colaboração com os participantes.

O evento proporcionou a troca de experiências e a análise de diferentes realidades para garantir que o subsídio correspondesse às demandas e desafios do ministério. O foco dos temas refletidos foi prático, discutindo maneiras de tornar a catequese da iniciação à vida cristã genuinamente inspiradora, iniciando as pessoas na vida cristã e consolidando a fé.

Padre Luciano enfatizou a importância da iniciação à vida cristã como uma oportunidade para a renovação das comunidades e paróquias, destacando o papel fundamental do padre nesse processo catequético. Ele descreveu o seminário como um espaço para estudar e propor sugestões para tornar as catequeses mais eficazes e eficientes, visando à renovação da vida comunitária.

“A iniciação à vida cristã representa a melhor oportunidade para renovar as comunidades e paróquias de maneira saudável e contínua. Há uma certeza compartilhada por nós, pelas comunidades e pela Igreja: a iniciação à vida cristã está intrinsecamente ligada à atuação do padre. Sua participação é crucial nos processos de catequese. Por isso, a realização deste primeiro Seminário, reunindo cerca de 150 padres de todo o Brasil, visa estudar e oferecer sugestões para tornar a iniciação à vida cristã e as catequeses mais eficazes e eficientes. Este é, de fato, um espaço fundamental para a renovação da vida comunitária”, explicou o Pe. Luciano.

O Seminário abordou temas como a leitura orante da Bíblia na Iniciação à Vida Cristã, o Querigma, a IVC na comunidade, o papel do presbítero nesse contexto, a relação com o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA), questões do Direito Canônico relacionadas aos ministérios do presbítero e do catequista, além de reflexões sobre a IVC e a Liturgia, culminando com uma visita à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

Na Diocese de Osório, Pe. Luciano e Pe. Jackson William Fischoder dos Santos são membros da Comissão Diocesana do Serviço de Animação Bíblico-Catequética, com a assessoria eclesiástica da Irmã Iolanda Goll.

>> Receba as notícias da Diocese de Osório no seu WhatsApp, clicando AQUI. Aproveite e compartilhe essas notícias com seus amigos, familiares e comunidade de fé.