Notícias da diocese › 20/06/2023

Paróquia Nossa Senhora do Amparo celebra 70 anos de evangelização em Dom Pedro de Alcântara

A Celebração tem como lema o texto bíblico, “Ide por todo mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura.”, cf. Mc 16,15.

No dia 6 de junho de 1953 era criada na Diocese de Caxias do Sul, por dom Benedito Zorzi, a Paróquia Nossa Senhora do Amparo e, proclamado no mesmo dia, como primeiro pároco, a tomar posse no dia 28 de junho, o Pe. Luiz Benini. Assim sendo, se celebra neste ano, 70 anos da criação da Paróquia de Dom Pedro de Alcântara.

Para celebrar esta data, no dia 25 de junho, domingo, será celebrada, às 9h, uma Santa Missa em Ação de Graças, seguida de uma exposição cultural, às 10h15min e, a partir das 10h30min, um coquetel no salão paroquial.

De acordo com o pároco Pe. Edivan Machado de Oliveira, nos 70 anos história da paróquia muitas coisas foram feitas e muitas pessoas passaram por ela, gerações de famílias também foram se perpetrando.

“Destacamos a construção da nova igreja “Matriz”, pelo Pe. Luiz Benini, e das comunidades, pelo Pe. Roberto Pezzi, o qual permaneceu por 50 anos dedicado a essa Paróquia, os avanços trazidos ao 5º distrito de Torres e futuro município de Dom Pedro de Alcântara (água, luz, hospital), os avanços feitos ao Santuário da Gruta e todo processo de evangelização e crescimento pessoal de cada um dos paroquianos, sempre num esforço conjunto de vários fiéis com a motivação do clero local”, afirma Pe. Edivan.

Desde a criação como Paróquia, nove párocos passaram por Dom Pedro de Alcântara, são eles: Luiz Benini, Roberto Pezzi, Ceverino Craco, Leonir Alves, Adalberto Borges, Rodrigo Schüller, Gilberto Fraga e o atual, Edivan Machado. Outros ainda atuaram em nossos meios e contribuíram na evangelização.

Com a criação da Diocese de Osório no ano de 1999, pelo Papa São João Paulo II, a Paróquia deixou de pertencer à Diocese de Caxias do Sul e foi incorporada à nova Diocese, sempre assumindo os planos pastorais e orientações de cada bispo que por aqui também passou.

“Convidamos a todos, cada um dos fiéis paroquianos, e as famílias da região, que se façam presentes na celebração deste dia tão importante para a Paróquia. Que Nossa Senhora do Amparo seja a fiel intercessora de todos nós e que Deus abençoe a todos”, reforça Pe. Edivan.

Durante a festividade também será celebrado os três anos de falecimento do Pe. Roberto Pezzi e primeiro ano da posse do atual pároco, Pe. Edivan Machado de Oliveira.

Colaboração: Pascom Nossa Senhora do Amparo / Fotos: Arquivo Paroquial