Notícias da diocese › 22/03/2023

Coordenações de catequese paroquiais estiveram reunidas em Osório

O Serviço de Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Osório, que tem por referencial a religiosa Iolanda Goll, e por assessores, os padres Luciano Motti e Jackson William Fischoder dos Santos, reuniu no último sábado, 18/03, 42 lideranças das coordenações de catequese da maioria das paróquias que compõem a Diocese, além da presença incentivadora do bispo dom Jaime Pedro Kohl.

Após a oração inicial com enfoque na Campanha da Fraternidade, esteve em pauta temas para a catequese Caminhos de Emaús, catequese de Batismo e orientações para o 4º Seminário Diocesano da Iniciação à Vida Cristã, que está em seus últimos dias de inscrições, encerrando no dia 30 de março.

A Ir. Iolanda, na oportunidade, agradeceu a adesão e unidade de todas as catequistas e paróquias no bom andamento do novo método de catequese chamado Caminho de Emaús, o qual consiste três anos de caminhada, 1º ano da etapa de aproximação, o 2º ano da etapa de discipulado e o 3º ano da etapa de discernimento e missão. As coordenações receberam subsídios e orientações sobre o novo método.

Sobre o Seminário, na reunião foram abordados os últimos detalhes da organização do evento que é considerado uma das principais formações anuais para todos os catequistas da Diocese de Osório, com a parceria da Editora Paulus.

De acordo com a Irmã Iolanda, o objetivo do Seminário é oferecer aos catequistas reflexão e vivência sobre as características do desenvolvimento humano no contexto geral das relações, a partir do tema “Psicopedagogia Catequética”, que será conduzido pelo Pe. Jordélio Siles Ledo, coautor do livro Psicopedagogia Catequética, vol. 2, indicado à preparação dos participantes.

A reunião dos coordenadores paroquiais de catequese encerrou em clima de expectativa para o Seminário e para a condução da catequese em suas paróquias, com o suporte da coordenação diocesana do Serviço de Animação Bíblico-Catequética. Da coordenação diocesana estavam presentes na reunião o Pe. Gilberto Fraga, Leda Marques, Ivete Zabot, Eliane Giongo, Dirceu Giongo e Josiani Ricardoi.