Notícias da diocese › 31/01/2024

Coquetel de lançamento do projeto de “Restauração do Patrimônio Documental da Mitra Diocesana de Osório” é nesta sexta-feira (2)

A Diocese de Osório realiza nesta sexta-feira (2), o coquetel de lançamento do projeto “Restauração do Patrimônio Documental da Mitra Diocesana de Osório”, às 16h, na Cúria Diocesana, situada na Rua Santos Dumont, nº 2355, bairro Albatroz, em Osório.

O evento contará com a presença de autoridades políticas, clero, patrocinadores do projeto e convidados da comunidade local e região, marcando esse momento importante de início da restauração de um dos principais acervos de documentos históricos do Rio Grande do Sul.

O projeto permitirá a restauração integral dos documentos, a digitalização e criação do banco de dados de todo o acervo e a disponibilização online dos documentos em um site que estará acessível a pesquisadores e interessados, em geral.

De acordo com o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, o acervo, cujo primeiro livro é datado em 1773, possui 759 volumes manuscritos com os registros de nascimentos, casamentos, óbitos e livros de pessoas escravizadas da região do Litoral Norte gaúcho.

“É o único registro oficial, por mais de um século, da vida civil da região, constituindo-se, assim, em patrimônio histórico valiosíssimo, repositório da formação histórica da região”, destaca o bispo.

Como parte do projeto de restauração do Acervo, está ocorrendo entre hoje (31) e quinta-feira (1º/2), a primeira oficina gratuita para a área de conservação e restauro de documentos. Uma segunda etapa vai ocorrer ao final do projeto que tem duração de cerca de dois anos.

Durante essa semana, as profissionais responsáveis pelo restauro dos documentos estão em Osório realizando a revisão e inventário do acervo, fazendo a embalagem dos livros e dispondo em caixas para o transporte nos próximos dias para o atelier em Curitiba, onde se dará o trabalho de restauração e digitalização.

Pesquisas suspensas

Durante esse período, as pesquisas solicitadas para propósitos como pesquisa genealógica e cidadania estarão suspensas. Isso se deve ao fato de que, durante o processo de restauração, todos os documentos estarão em Curitiba, e não na Cúria Diocesana de Osório.

Segundo Lohana Motta, secretária da Cúria, os interessados em consultas ao acervo devem enviar suas solicitações pelo e-mail mitra@diocesedeosorio.org, afim de obter informações sob como entrar para uma lista de espera. Após dois anos, por ordem de solicitação, serão informados sobre o acesso, possibilitando a pesquisa à distância. Para mais informações: (51) 3601-1443 ou (51) 98410-2649

Este projeto não apenas resgatará a rica história do Rio Grande do Sul, mas também fornecerá ferramentas essenciais para a preservação de patrimônios culturais da região e do Estado.

O projeto é uma realização da Diocese de Osório através do financiamento do Sistema Pró-Cultura, LIC/RS, com elaboração e gestão da Lahtu Sensu Administração Cultural e patrocínio das empresas Frigorífico Borrússia, Madesa, Água Mineral Santo Anjo, Supermercados Dalpiaz, Expresso São José, Freepet, Frigodal, Supermercado Ofertão e DaColônia Alimentos Naturais.

📳 Receba as notícias da Diocese de Osório no seu WhatsApp, clicando no link: https://chat.whatsapp.com/FcZRJOYR8ue1WC3HwvMFeo . Aproveite e compartilhe essas notícias com seus amigos, familiares e comunidade de fé.