Notícias da diocese › 13/09/2022

Clero da Diocese de Osório encontra-se em Retiro Espiritual em Nova Santa Rita

Membros do clero da Diocese de Osório, acompanhados de seu bispo, dom Jaime Pedro Kohl, estão recolhidos em Retiro Espiritual no sítio Notre Dame, pertence às irmãs de Notre Dame, em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre.

O Retiro que acontece entre os dias 12 e 15 de setembro está sendo assessorado pelo arcebispo emérito de Manaus-AM, dom Luiz Soares Vieira. São 32 participantes refletindo sobre questões que versam sobre a vida, vocação e ministério dos ministros ordenados.

De acordo com dom Jaime Pedro, o retiro espiritual para os ministros ordenados é sempre um momento de revisão de vida, de renovação e motivação para seguir firmes e alegres na missão de evangelizar. Além disso, segundo o bispo, não deixa de ser momento de descanso e de crescimento na fraternidade presbiteral.

Na rotina diária, segundo o assessor, o Retiro será com pauta leve, duas conversas por dia, uma pela manhã e outra à tarde. Missas diárias às 18h. O grupo participa da Liturgia das Horas com a oração de Laudes pela manhã, após uma meditação de aproximadamente uma hora e depois um tempo para oração pessoal.

Pela tarde, a oração da hora Média, meditação de aproximadamente uma hora e depois oração pessoal até às 18h e, na sequência, a oração de Vésperas com a Santa Missa.

As noites contam com momentos especiais após o jantar, quando o grupo se reúne como na segunda, 12/09, participando de uma devoção mariana; na terça, 13/09, adoração ao Santíssimo e, na quarta, 14/09, uma celebração penitencial será realizada.

O assessor dom Luiz, ao introduzir o Retiro afirmou que não se considera um “pregador” de retiro, mas sim alguém disposto a partilhar a sua experiência e contribuir para animar o ministério sacerdotal.

O Clero da Diocese de Osório é formado pelos presbíteros (padres), diáconos e pelo bispo dom Jaime Pedro Kohl.

Fotos: Padre Leonir Alves