Notícias da diocese › 18/02/2021

Confira o álbum fotográfico da ordenação presbiteral do Pe. Éderson Tiago Oliveira da Silva

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, ordenou por meio da imposição das mãos e oração consecratória o mais novo presbítero, Pe. Éderson Tiago Oliveira da Silva, na sexta-feira, 12 de fevereiro, na igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Capão da Canoa.

A solene cerimônia foi presidida por dom Jaime Pedro e concelebrada pelo bispo da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas-BA, dom Jailton de Oliveira Lino, o reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, Pe. Tiago Fraga, e o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Pe. Jair Peres de Pinho.

A celebração contou com a presença de vários padres, diáconos, seminaristas e fiéis vindos de várias paróquias, especialmente daquelas em que o Pe. Éderson atuou durante sua formação.

Na homília, dom Jaime afirmou que o texto bíblico da liturgia do dia, que narrava o encontro de Jesus com os discípulos de Emaús, ilumina as dimensões do sacerdócio.

A questão do ensinar a Palavra de Deus, na qual a Sagrada Escritura é sempre um elemento importante na vida do cristão e na vida de nós, os ministros. Devendo ser a nossa fonte, devendo iluminar a nossa vida, devendo fortalecer e confirmar a nossa ação evangelizadora. E, a santificação, vem também, de modo todo especial, pela presidência dos sacramentos que nos são dados na Igreja, e que o padre tem essa responsabilidade de agir junto às pessoas da sua comunidade, ajudando-as, continuamente, no encontro com Cristo“, afirma.

Ao final da Celebração Eucarística, entre os agradecimentos, Pe. Éderson se dirigiu a quem chama de pai espiritual, dom Jailton, pela sua dedicação e presença significativa na sua vida e, na pessoa de dom Jailton agradeceu ao povo da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, local onde permaneceu por um ano para uma espécie de estágio, o Ano Pastoral, em 2018.

Destacou a presença amorosa da família, o pai Irineu, a mãe Terezinha, o irmão Élzio, a cunhada Marilene e o sobrinho Enzo. Além de recordar a importância da presença de padres, religiosos, religiosas e famílias que foram sustento oracional e material até o dia da presente ordenação, lembrando também das Equipes Vocacionais Paroquiais e as paróquias onde conviveu aos finais de semana.

A Celebração Eucarística contou com a atuação de agentes da Pastoral da Comunicação da Diocese de Osório no registro fotográfico e na transmissão ao vivo pela página no Facebook e no canal no Youtube da Diocese e das paróquias, que podem ser acessados abaixo:

Confira o álbum fotográfico:

>> Acesse o álbum completo, AQUI!