Notícias da diocese › 04/05/2023

IV Seminário Diocesano da IVC reúne mais de 300 catequistas em Capão da Canoa

O IV Seminário Diocesano da Iniciação à Vida Cristã realizado no sábado, 29/04, no Instituto da Divina Providência, em Capão da Canoa, teve como tema, “Psicopedagogia Catequética: teorizar – viver, viver – teorizar” e foi pensado para proporcionar aos catequistas da Diocese de Osório uma reflexão mais profunda do desenvolvimento humano em suas diversas fazes.

Após calorosa acolhida com animação pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Arroio do Sal, o Pe. Luciano Motti e Pe. Edson Bataglin realizaram a memória das três edições realizadas em anos anteriores.

Assessorando o encontro esteve o Pe. Jordelio Siles Ledo, mestre em Teologia Pastoral e especialista em Pedagogia Catequética e Psicodrama, envolveu com muita dinamicidade a todos os mais de 300 participantes, levando-os a mergulhar na própria vida através do psicodrama.

De acordo com a referencial da animação bíblico-catequética, Irmã Iolanda Goll no desenvolvimento das vivencias, os participantes são motivados a tomar nova consciência sobre quem são, de onde vêm, como vivem e para onde retornarão.

“Todas as vivências tiveram um desenrolar de experiências profundas de alegria e Fé.  Tais experiências devem estar presentes em todas as situações que se apresentarem no quotidiano da vida. Somos filhos e filhas que viemos do Coração de Deus, com Ele experienciamos o Dom desta vida e ao seu Coração retornaremos”, explica Irmã Iolanda.

A formação proposta no Seminário pretendeu que os catequistas ao aprofundarem conscientemente a dinâmica da própria existência terão maior condições de compreender, escutar as histórias vividas pelos catequizandos e os ajudarão com maior segurança a unir Fé e Vida, Vida e Fé.

“A catequese é um processo que se percorre ao longo da própria história, quando se tem consciência que não estamos sós na trajetória da vida”, reforça a referencial.

A organização do Encontro contou com a colaboração de diversas paróquias, além dos membros da Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética. Registrou-se a presença de vários padres, o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Capão da Canoa, que acolheu o evento, Pe. Jair Peres Pinho, Pe. Ildomar Ambos Danelon, vigário Geral, que na abertura dirigiu aos catequistas a sua mensagem, e o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, que dedicou uma mensagem de animação e missão aos catequistas presentes.

 

Clique AQUI e confira o álbum de fotos do evento!

 

Fotos: Ascom/Pascom da Diocese de Osório com a colaboração da Pascom Nossa Senhora dos Navegantes