Notícias da diocese › 30/01/2024

Nossa Senhora de Lourdes será celebrada no dia 11 de fevereiro no Santuário Diocesano da Gruta em Dom Pedro de Alcântara

Fiéis e comunidades de fé de Dom Pedro de Alcântara e região celebram o Dia de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos enfermos, no próximo dia 11 de fevereiro. Programações religiosa e social marcam a data no Santuário Diocesano dedicado a Mãe de Jesus. Os devotos de Nossa Senhora de Lourdes poderão acompanhar a festividade que conta com Missa, reza do Terço, música e homenagens à Santíssima Mãe.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, Pe. Edivan Machado, conta que em um levantamento da história da devoção e do Santuário, existe registros revelando que aos 11 dias de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes, do ano de 1950, uma grande festa com a presença do bispo diocesano de Caxias do Sul, dom José Bárea, foi inaugurado o Santuário da Gruta Nossa Senhora de Lourdes na então Colônia São Pedro de Alcântara, na época pertencente a Diocese de Caxias do Sul.

A imagem da santa foi colocada em homenagem à existente na cidade de Lourdes, na França. Desde então, anualmente, no domingo mais próximo do dia 11 de fevereiro, há uma festa em Louvor à Nossa Senhora de Lourdes no Santuário Diocesano.

Programação religiosa e social

19h, recepção no salão da Gruta

19h15min, reza do Santo Terço

20h, Missa Solene, com a presidência do Pe. Edivan Machado e animação do Ministério Família na Fé

21h30min, jantar com galinha inteira assada no forno de barro com rosca, no valor de R$ 60. Também serão vendidas maionese, salada diversas e bebidas. 22h30min, reunião dançante com Marciano DJ e sonorização.

Ingressos para o almoço podem ser adquiridos junto a comissão organizadora, mais informações contate: (51) 98011-5285.

Nossa Senhora de Lourdes

A primeira aparição de Nossa Senhora de Lourdes ocorreu na então aldeia de Lourdes, região francesa dos Altos Pirineus, em 1858, à jovem Bernadette Soubirous, uma pequena camponesa, de 14 anos.

Em 11 de fevereiro de 1858, a jovem Bernadette Soubirous recolhia lenha às margens do rio Gave, quando viu em um rochedo, a Virgem Maria. Essa primeira aparição foi seguida de outras 17. Em uma das aparições, a Virgem pediu que ali fosse construída uma igreja; em outra ocasião, fez brotar, na rocha, por meio das mãos de Bernadette, fonte de água cristalina e considerada milagrosa, que ali corre desde então.

As curas obtidas por meio do uso da água levaram, em 1862, o bispo de Tarbes a autorizar o culto a Nossa Senhora de Lourdes. O Santuário de Lourdes é um dos mais importantes centros de peregrinação dos cristãos católicos.

Acompanhe a Festa de Nossa Senhora de Lourdes no Santuário Diocesano pelo Facebook e Instagram – @santuariodagruta

📳 Receba as notícias da Diocese de Osório no seu WhatsApp, clicando no link: https://chat.whatsapp.com/FcZRJOYR8ue1WC3HwvMFeo . Aproveite e compartilhe essas notícias com seus amigos, familiares e comunidade de fé.