Formação da Pastoral da Pessoa Idosa reúne representantes de oito paróquias

No dia 23 de abril, terça-feira passada, a Diocese de Osório, através da Comissão Diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), promoveu um encontro de formação para os facilitadores dessa Pastoral. O evento contou com a presença de 27 participantes, acompanhados pelo assessor eclesiástico da PPI, Pe. Celito Manganelli.

Representantes de oito paróquias da Diocese estiveram presentes: São Domingos (Torres), Santo André Avelino (Maquiné), Nossa Senhora da Conceição (Osório), Nossa Senhora de Caravaggio (Osório), Bom Pastor (Imbé), Nossa Senhora dos Navegantes (Tramandaí), Nossa Senhora da Saúde (Cidreira) e Nossa Senhora de Lourdes (Arroio do Sal).

A programação iniciou com um café da manhã no salão paroquial, no Centro de Osório, seguido por um momento de oração e estudo dos fundamentos e metodologia da PPI. Inspirados no Evangelho de Marcos (MC 6,33-44), os participantes refletiram sobre os passos: Ver, Julgar, Agir, Celebrar e Avaliar.

Durante a tarde, os facilitadores, organizados por paróquia, colocaram em prática as etapas para a formação de novos líderes voluntários. Odete Meregalli, coordenadora diocesana da PPI, ressaltou que o objetivo dessa capacitação é expandir a implantação dessa Pastoral em outras paróquias e comunidades da Diocese.

“Não descansaremos até que a PPI alcance todas as comunidades, seguindo a orientação deixada por São João Paulo II: ‘Que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem’. Essa é nossa meta”, afirmou Odete.

A coordenadora diocesana expressou confiança de que os participantes tiveram um dia extremamente produtivo e que os novos facilitadores da PPI saíram motivados e entusiasmados para suas paróquias. Segundo ela, foi possível transmitir a eles a importância da missão, o que ampliará a atuação da Pastoral, principalmente no que diz respeito à visita domiciliar mensal às pessoas idosas.