Notícias da diocese › 22/11/2023

Novas datas para as formações sobre o Missal Romano são divulgadas para Áreas Pastorais

A Diocese de Osório, por meio da Comissão Diocesana de Liturgia (CDL), divulga novas datas para a continuidade das formações sobre o Missal Romano.

No dia 02 de dezembro ocorrerá a formação para a Área Pastoral de Terra de Areia, na igreja Santo André Avelino, na Rua General Osório, 796, no Centro de Maquiné, das 8h30min às 16h.

No mesmo dia, 02/12, a Área Pastoral de Torres receberá a formação no salão paroquial São José Operário, na Praça Getúlio Vargas, 65, na Vila São João / Torres, no mesmo horário.

No dia 09 de dezembro, das 8h30min às 16h, será a vez da Área Pastoral de Três Cachoeiras, com a formação na comunidade Sagrada Família, na Rua João Francisco Becker, 32, no Centro de Morrinhos do Sul.

E, por fim, a Área Pastoral de Santo Antônio da Patrulha, terá a formação no dia 16 de dezembro, das 8h30min às 16h, na comunidade Nossa Senhora de Fátima, situada na Rua Edemar da Silva Braga, 305, Várzea, m Santo Antônio da Patrulha.

Para a atividade, a organização pede que cada participante leve um lanche para ser partilhado. O almoço será oferecido no local. Para a Área Pastoral de Três Cachoeiras e Santo Antônio da Patrulha, além do lanche, pede-se que os participantes levem uma caneca.

Paróquias das Áreas Pastorais

A Área Pastoral de Terra de Areia inclui as paróquias São Pedro (Terra de Areia), Nossa Senhora da Piedade (Maquiné), Santo André Avelino (Maquiné) e Imaculada Conceição (Três Forquilhas e Itati).

Por sua vez, a Área Pastoral de Torres engloba as paróquias São Domingos (Torres), São José Operário (Vila São João/Torres) e Nossa Senhora de Lourdes (Arroio do Sal).

Já a Área Pastoral de Três Cachoeiras, as paróquias São José (Três Cachoeiras), Nossa Senhora do Amparo (Dom Pedro de Alcântara) e Senhor Bom Jesus (Morrinhos do Sul e Mampituba).

E a Área Pastoral de Santo Antônio da Patrulha é formada pelas paróquias Santo Antônio, Nossa Senhora da Boa Viagem e Santa Teresinha (todas em Santo Antônio da Patrulha) e São Cristóvão (Caraá).

Quem pode participar?

O estudo é direcionado a todos os fiéis, em especial, aos agentes de pastoral litúrgica, como leitores, salmistas, ministros extraordinários da comunhão, acólitos, mestres de cerimônias, cantores e músicos. O objetivo da formação é preparar a recepção da 3ª edição do Missal Romano por meio de uma abordagem teórica e prática, visando a sua aplicação nas comunidades.

A III edição do Missal Romano se tornará obrigatória no Brasil a partir do primeiro domingo do Advento deste ano. Durante a formação, a Instrução Geral do Missal Romano estará disponível para compra, proporcionando um acesso mais amplo a esse recurso litúrgico importante.

Confirmação de presença

Para facilitar o planejamento das refeições e da infraestrutura, é necessário confirmar a presença por meio das secretarias paroquiais da Área Pastoral.