Notícias da diocese › 19/07/2023

Equipes Vocacionais Paroquiais tem encontro neste domingo, 23/07, em Tramandaí

As Equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs) são convidadas a participar de um Encontro de Formação no dia 23 de julho, domingo, às 15h, na igreja Nossa Senhora dos Navegantes, no Centro de Tramandaí.

A proposta desse encontro, de acordo com um dos assessores eclesiásticos para a Animação Vocacional na Diocese, Pe. Éderson Tiago Oliveira da Silva, é proporcionar um momento de convivência com troca de experiências entre os grupos atuantes nas paróquias da Diocese de Osório. O bate-papo entre os participantes terá como inspiração a realização do 3º Ano Vocacional com o tema, “Vocação: Graça e Missão” e por lema, “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33).

A Diocese de Osório, por meio do Serviço de Animação Vocacional, sempre incentiva a oração pelas vocações e a dinamização de equipes de agentes leigos/as, padres e religiosos/as, para uma atuação fecunda junto às paróquias.

Isso está em consonância com o Documento 55 da CNBB, que apresenta os objetivos do Serviço Vocacional, que são “Despertar para a vocação cristã e eclesial; discernir os sinais indicadores do chamado de Deus; cultivar os germes da vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre” (nº 27). O documento continua orientando que “A Igreja Local e, quando possível, cada Paróquia, criem Equipes de Pastoral Vocacional para animar e coordenar a promoção vocacional” (nº 29).

Encontros como o do próximo domingo, 23/07, promovem a cultura vocacional na Diocese de Osório, reunindo as EVPs para rezar, escutar, acompanhar, discernir, despertar e promover todas as vocações.

As equipes podem levar ao encontro, além de muita boa vontade, um lanche para compartilhar, além de um chimarrão, café ou chá.