Notícias da diocese › 21/08/2023

Encontro de Formação e Animação da Juventude Missionária reuniu jovens em Terra de Areia

No último final de semana, nos dias 19 e 20 de agosto, a igreja São Pedro, em Terra de Areia, foi o cenário para o Encontro de Formação e Animação da Juventude Missionária (EFAJUM). O evento, organizado pela coordenação regional da Juventude Missionária (JM), contou com a apresentação da irmã Josane Garcia e de Isaac Goulart da Silva. Com o intuito de disseminar o carisma da JM sob a perspectiva da missionariedade, o encontro buscou fomentar o espírito missionário entre os jovens participantes, alinhado com o lema do Ano Vocacional, que os inspira a ter “Corações ardentes e os pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

A iniciativa reuniu 14 jovens participantes provenientes de diversas paróquias da Diocese de Osório. Durante o evento, foram compartilhadas experiências e conhecimentos que visam fortalecer a missão da juventude na igreja local e na comunidade em geral. Através de palestras, dinâmicas e atividades interativas, os jovens foram incentivados a vivenciar seu papel como missionários, criando uma rede de base sólida e comprometida com ações que beneficiam a comunidade.

De acordo com o coordenador diocesano da JM, Isaac, o EFAJUM não marcou apenas o fim de semana, mas também o início de um novo capítulo para os participantes.

“O evento não foi apenas um momento de aprendizado, mas também de inspiração e motivação para os jovens missionários continuarem seu engajamento na comunidade. Agora, o foco está em acompanhar os grupos de base que nascerão a partir das sementes plantadas durante o encontro”, afirma Isaac.

Os organizadores enfatizam que a participação ativa na Igreja local é essencial para colher frutos significativos e compartilhar as benfeitorias conquistadas. O lema “ser jovem missionário é ser comunidade” ecoa como um convite constante para a ação e o serviço em prol dos outros.