Notícias da diocese › 01/11/2022

Santa Missa na Catedral Nossa Senhora da Conceição marcará a abertura do Ano Vocacional na Diocese de Osório

Com o tema “Vocação: Graça e Missão” e lema “Corações ardentes, pés a caminho”, o terceiro Ano Vocacional do Brasil se iniciará no dia 20 de novembro em todo o país, e seguirá até 26/11/2023.

Na Diocese de Osório, a abertura será no mesmo dia, 20/11, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Osório. A Santa Missa será presidida pelo bispo dom Jaime Pedro Kohl com a participação de presbíteros, diáconos e fiéis das diversas paróquias do Litoral Norte.

Uma programação especial está sendo preparada para o momento, que terá início com a acolhida às 17h. Logo após, às 17h15min, ocorrerá um momento vocacional e, às 18h, a Santa Missa. A missa será transmitida ao vivo pelo Facebook da Diocese de Osório.

Após a celebração, clero, religiosos e religiosas, leigos e leigas, famílias e lideranças das pastorais e movimentos, de modo especial, as Equipes Vocacionais Paroquiais (EVP’s) são convidados para uma confraternização no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Rua 24 de maio. Quem desejar participar da confraternização, favor levar algo para partilhar.

Programação:

17h – Acolhida
17h15 – Momento Vocacional
18h – Santa Missa com dom Jaime Pedro Kohl

A escolha do tema e lema

O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78.

Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

“Encarar o desafio de uma espiritualidade para o Ano Vocacional: “vocação” é iniciativa de Deus, é mistério, é graça, é experiência de encontro com Jesus, é fascínio e alegria, é assombro, é sensibilidade ao apelo, é inconformidade, é resposta pessoal, é envolvimento comunitário, é missão, é tarefa, é serviço, é disposição para o sacrifício, é entrega da vida, é coragem e determinação, é esperança e convicção firme, é testemunho de fé: é “espiritualidade” como a que moveu o próprio Jesus e marcou sua personalidade, imprimindo-lhe caráter e identidade”, disse a Comissão organizadora.

O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

“Desejamos que o Ano Vocacional ajude cada pessoa a acolher o chamado de Jesus como graça, seja uma oportunidade para que mais e mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho, em saída missionária”, finalizou a Comissão.

Com informações da CNBB