Diocese de Osório instala Ouvidoria Canônica para proteção de menores e adultos vulneráveis

Está em funcionamento desde 1º de junho de 2020, a Ouvidoria Canônica, instituída pelo Bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, para a atuação e garantia da proteção de crianças, adolescentes e adultos vulneráveis, junto à Cúria Diocesana, Rua Santos Dumont, nº 2355, Bairro Albatroz / Osório – RS, mediante agendamento pelo telefone (51) 3601-1443.

“Esta tarefa de proteção e de cuidado compete a toda a Igreja, mas é especialmente por meio de seus Pastores que ela deve ser exercida”, afirmou Papa Francisco em 2016.

Segundo dom Jaime Pedro, “tanto o Papa Francisco quanto os Bispos desejam fazer tudo o que for possível para desenraizar da Igreja a chaga dos abusos sexuais contra menores e abrir um caminho de reconciliação e de cura dos que foram abusados.”.

Ouvidoria Canônica e seu funcionamento

O procedimento administrativo da Ouvidoria deverá ser rápido e sem burocracia. Esse serviço não substitui os órgãos civis responsáveis por zelar e tutelar os direitos das crianças e adolescentes e/ou adultos vulneráveis, mas trabalhar na conscientização das pessoas e averiguar possíveis denúncias de condutas impróprias dos líderes pastorais nos vários segmentos internos da Igreja.

Para evitar denúncias vazias e difamações, o protocolo prevê a possibilidade de processar a pessoa que levantar suspeitas infundadas. Tudo deverá ser claro e documentado.

Uma vez concluído o protocolo da ouvidoria e obtido o parecer positivo do bispo diocesano as informações serão enviadas ao Tribunal da Província Eclesiástica de Porto Alegre que deverá dar os encaminhamentos necessários.

Dom Jaime afirma que torce para que ninguém precise do serviço investigativo e que a Comissão deverá concentrar seus esforços num trabalho de formação e prevenção, com o objetivo de oferecer a todos os que frequentam as comunidades da diocese lugares seguros e protegidos, especialmente para as crianças e jovens.

Membros da Comissão

O bispo de Osório nomeou como ouvidor canônico o Pe. Laudemir Demarchi e como membros da comissão os seguintes colaboradores que exercerão sua função de forma voluntária:

• Neura Maria de Boni Santos (psicóloga)
  • Giovani da Rosa Carniel (advogado)
  • Denise Monteiro Colombo (assistente social)
  • Roselene Teresinha Tergolina Teixeira (pretora).

Canal de contato

Mediante agendamento pelo telefone (51) 3601-1443.

Documentos:

REGULAMENTO E COMISSÃO