Notícias da diocese › 29/03/2022

Diocese gaúchas articulam caminhada da Pascom no Regional Sul 3

Encontro, na sede do Regional, em Porto Alegre, reuniu 16 Arqui/Dioceses, para momento de formação, avaliação e planejamento das ações de 2022

A retomada das atividades presenciais da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 3 da CNBB foi marcada pela convivência, integração e partilha entre as coordenações e equipes responsáveis pela articulação da Pascom nas dioceses gaúchas. O I Encontro de Formação e Planejamento de 2022 reuniu 16 Arqui/Dioceses do Rio Grande do Sul, na sede do Regional, em Porto Alegre, no sábado, 26 de março. Da Diocese de Osório participou a assessora de comunicação da Diocese, Melissa Maciel, membro da Comissão Diocesana da Pascom.

Durante o período da manhã, após a oração, a apresentação e a palavra do bispo referencial, dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, da Diocese de Montenegro, o missionário redentorista, padre Pedrinho Guareschi conduziu um momento de formação, sobre a mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado em 29 de maio: Escutar com o ouvido do coração.

“A prática que tentamos fazer é muito pedagógica e exige de nós muito respeito e escuta, porque consiste não falar sem, de fato, ter em mente, o que a pessoa disse. É como está no evangelho de Lucas: Maria via e ouvia tudo, mas ficava meditando no coração”, pontuou.

O período da tarde foi destinado a escutar e a planejar. Primeiro aconteceu a partilha das sínteses dos grupos responsáveis pelas visitas virtuais da equipe da Pascom do Regional às Arqui/Dioceses. Foram colocadas em pauta as principais alegrias e esperanças, mas também as dores e os desafios vividos nas realidades diocesanas, bem como lançado o olhar da ação regional para auxiliar a articulação em cada Igreja particular.

No segundo momento da tarde, a pauta abordou a programação de atividades da Pascom no Rio Grande do Sul, com destaque para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado em 29 de maio, sendo que a proposta regional é a elaboração de um audiovisual com as experiências diocesanas de pastorais que atuam diretamente no cuidado e defesa da vida.  Também foram elencados a participação na Assembleia Regional, no início de junho, e no Encontro Nacional da Pascom, no mês de julho, em Itaici, São Paulo.

7º Mutirão da Comunicação (Muticom) Regional é já esperado com grande alegria: a atividade será no dia 26 de novembro, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, na Diocese de Caxias do Sul e deverá abordar a organização da Pastoral da Comunicação como temática principal, bem como a espiritualidade do comunicador.

A coordenadora da Pascom do Regional Sul 3, jornalista Greice Pozzatto, da Diocese de Cruz Alta avaliou como inspirador o encontro e a retomada das ações presenciais. “Acredito que todos os participantes irão levar uma experiência e o entusiasmo revigorado na missão de comunicar, para as suas realidades. A alegria é imensa por conseguirmos reunir representantes de, praticamente todas as dioceses e arquidioceses do Estado”, salientou

Já o bispo referencial, dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, recorda que a Igreja do Regional Sul 3 quer dar passos firmes neste novo tempo de sinodalidade e, neste contexto, a Pascom também se insere como organismo que propicia a comunicação interna e externa para a vida eclesial. Ele também lança o olhar para o período pós-pandemia.  “A missão da Pastoral de Comunicação do Regional Sul 3 é animar, acompanhar e integrar a Pascom que acontece em cada diocese. Durante a pandemia as dioceses, paróquias e comunidades precisaram se reinventar na arte de comunicar. Agora, o grande desafio é compreender nossa missão pastoral no ato da comunicar. Não somos extensão dos equipamentos ou aplicativos, somos discípulos e discípulas do Evangelho, e portanto, nossa missão, ao comunicar é evangelizar. No pós-pandemia, precisamos nos capacitar para que nossa missão se realize na alegria e dê sentido pleno para a nossa vida”, sinalizou.

Fonte: Pascom RS