Notícias da diocese › 12/01/2024

Movimento dos Focolares celebra o projeto “Árvore na Praça” em Santo Antônio da Patrulha

A comunidade de Santo Antônio da Patrulha celebrou no final de dezembro de 2023, a inauguração do projeto “Árvore na Praça”. A iniciativa, que visa atrair jovens para os encontros do Movimento, foi recebida com entusiasmo e participação de autoridades da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal da Cultura e Paróquia Santo Antônio.

Durante a inauguração, os focolarinos Luis Antônio da Silva Marques e Mauro Eduardo de Souza, destacaram o simbolismo da árvore nas Escrituras e a importância do GENFEST, que se trata de um festival do setor juvenil do Movimento dos Focolares, que reúne pessoas de todo o mundo, de diversas convicções religiosas e não religiosas, etnias e culturas diferentes.

Projeto “Árvore na Praça”

O Projeto em Santo Antônio da Patrulha nasceu durante uma tarde de reunião, diante da divulgação do GENFEST 2024. Três jovens adultas coordenaram a ideia de plantar uma árvore para atrair os jovens aos encontros do movimento.

A Secretaria Municipal da Cultura sugeriu adotar uma árvore já existente para acelerar o processo, resultando na escolha de uma mangueira na praça da Boa Viagem. A inauguração oficial ocorreu em 26/12, com a presença de autoridades locais e do coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Luciano Motti.

Na ocasião, Pe. Luciano destacou a importância da integração entre espiritualidade e ação social, citando as encíclicas do Papa Francisco “Laudato Si” e “Laudate Deum”. A cerimônia incluiu a oração do Pai-Nosso abraçados em torno da árvore, tocando a terra em sinal de interdependência, seguido pela benção mútua entre os presentes.

De acordo com a coordenadora diocesana do Movimento na Diocese de Osório, Cleuse Mary Winck, o local agora será utilizado para diversos encontros, piqueniques, reuniões e oficinas para crianças. Além disso, serão realizadas atividades para arrecadar doações em apoio a um projeto diocesano, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade.

O projeto “Árvore na Praça” representa um passo significativo na integração da comunidade local, órgãos públicos e a Igreja, fortalecendo os laços sociais e espirituais.

📳 Receba as notícias da Diocese de Osório no seu WhatsApp, clicando no link: https://bit.ly/3TjexZW Aproveite e compartilhe essas notícias com seus amigos, familiares e comunidade de fé.