“Dízimo, experiência de fé, amor e compromisso” é tema do Congresso Diocesano em Capão da Canoa de 05 a 07 de abril

A Diocese de Osório, por meio da Comissão Diocesana da Pastoral do Dízimo, promove o seu Congresso Diocesano nos dias 05, 06 e 07 de abril, sexta a domingo, na Casa de Cultura Érico Veríssimo, localizado na Avenida Flávio Boianovski, 787, em Capão da Canoa. Para a edição deste ano, a formação terá como tema norteador “Dízimo, experiência de fé, amor e compromisso”.

Palestrando no Congresso estará o assessor da Pastoral do Dízimo de algumas dioceses da Bahia e do Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo (CONADIZ), André Luiz Moreira dos Santos, orientando em palestra, debates e laboratórios como experienciar o dízimo na vida da comunidade.

De acordo com a coordenadora diocesana da Pastoral do Dízimo na Diocese de Osório, a leiga Fabíola Romitti, “só quem já experienciou a graça de ser dizimista é que pode continuar sendo dizimista. É um caminho sem volta, pois vivenciar as bençãos de Deus através da materialidade e maturidade da nossa fé significa dar o nosso melhor, o que temos de mais sagrado para Deus”, declara a coordenadora.

A proposta da formação busca aprofundar o que é o Dízimo na vida comunitária da Igreja, conscientizando cada participante da comunidade da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua comunidade. Tornar o cristão responsável comunitariamente, afinal de contas, o Dízimo é sinal de amor, de fé, de partilha e de comprometimento com a sua comunidade. Além disso, o evento visa fortalecer a Pastoral do Dízimo já existente em muitas paróquias e implantar onde não há.

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, se fará presente no evento e cita a importância do agente da Pastoral do Dízimo em conhecer o Documento nº 106 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no qual o dízimo é apresentado na perspectiva da evangelização, como um dos elementos da “conversão pastoral” que foi assumida pela Conferência de Aparecida.

Quando falamos de dízimo, não falamos apenas sobre dinheiro, antes devemos entender que o dízimo é parte integrante no processo de evangelização. Como cristãos, devemos buscar o sentimento de pertença, gratidão e de corresponsabilidade das ações pastorais em nossa comunidade paroquial” explica dom Jaime.

O Congresso diocesano ocorre anualmente e está voltado a todos os agentes da Pastoral do Dízimo de todas as paróquias da Diocese, mesmo a paróquia que não tenha a Pastoral implantada, poderá enviar lideranças em vista de uma estruturação futura com o apoio da Comissão Diocesana. O convite ao Congresso também é estendido às lideranças de outras pastorais e, especialmente o clero diocesano (padres, freis e diáconos).

Público esperado

O evento é destinado, especialmente, para os agentes da Pastoral do Dízimo das paróquias da Diocese de Osório, o clero diocesano (padre, diáconos e freis) e as demais lideranças pastorais dos Movimentos, Pastorais e Serviços, além das demais pessoas interessadas no tema.

Inscrições

Para realizar a inscrição no evento, faça contato por meio do nº de telefone (51) 99815-0931, até o dia 23 de março, com pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30,00, por meio da chave pix festalourdes2024@gmail.com. O transporte e alimentação é por conta de cada participante. A inscrição dá direito ao material didático, o livro “Fazei a experiência, quando o humano e o divino se encontram”, do autor Aristides Madureira.