Notícias da diocese › 25/09/2018

Diocese de Osório reunirá lideranças na sua Assembleia Diocesana de Pastoral em Santo Antônio da Patrulha

Bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, na Assembleia Diocesana de Pastoral 2017 em Torres

No próximo sábado, 29 de setembro, com abertura prevista para 8h30min, será realizada a Assembleia Diocesana de Pastoral 2018, no Colégio Santa Teresinha, situado na Rua Marechal Floriano Peixoto, 94, Cidade Alta, Santo Antônio da Patrulha.

A Assembleia, que acontece anualmente, reunirá o clero da Diocese, representantes dos Conselhos Pastorais Paroquias (CPPs), os Conselhos para Assuntos Econômicos (CAEs) – ao menos cinco pessoas por paróquia, e coordenadores diocesanos das pastorais e movimentos.

De acordo com o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Luciano Motti, a Assembleia é um “momento marcante da vida da Diocese, reunindo as lideranças que coordenam as paróquias e os serviços de evangelização, com todos os padres, diáconos e o bispo. Sempre tem uma característica de avaliação e planejamento, podendo também ser espaço de formação”.

Neste ano a Assembleia contará com um momento de reflexão sobre a conjuntura eclesial, as características marcantes da Igreja nos dias atuais, com a assessoria do padre Rafael Martins, da Arquidiocese de Porto Alegre. E uma leitura da realidade da evangelização na Diocese, realizada a partir de pesquisa nas paróquias, pastorais e movimentos.

Outro momento importante será a avaliação da caminhada das pastorais na execução do Plano Diocesano de Pastoral. A revisão deste plano visa o seu ajuste às novas necessidades das comunidades e o reforço das ações em andamento.

A Assembleia 2018 será marcada também pelo lançamento dos sites das 22 paróquias que compõe a Diocese e pela apresentação do Conselho Diocesano de Leigos. “Acreditamos que será um belo momento de encontro e discussão acerca da vida da nossa Igreja, ocasião para indicar caminhos novos e tomar decisões que envolvam o conjunto da Diocese”, afirma Pe. Luciano.

A Assembleia tem encerramento previsto para às 17h.

Assembleia Diocesana de Pastoral
Quando: 29 de setembro
Horário: das 8h30min às 17h
Local: Colégio Santa Teresinha, Santo Antônio da Patrulha
Participantes: clero da Diocese, representantes dos CPPs e CAEs de cada paróquia (ao menos 5 pessoas por paróquia) e coordenadores diocesanos das pastorais e movimentos.