Notícias da diocese › 28/06/2017

Dom Jaime Pedro Kohl fala sobre a Visita Pastoral na paróquia da Catedral de Osório

Após a Visita Pastoral de dom Jaime Pedro Kohl à paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral de Osório, na última semana, 21 a 25 de junho,  o bispo diocesano fala sobre a acolhida e o trabalho pastoral realizado:

Estive realizando a Visita Pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral em Osório, onde está a sede da Diocese e onde mais vezes celebro. A visita pastoral é diferente por estar mais junto aos padres e comunidades.

Pude constatar que a paróquia da Catedral do seu jeito possui um dinamismo muito grande com seus movimentos, grupos, pastorais. É uma paróquia com muitas atividades e, ao mesmo tempo, tem muito para fazer e a qualificar.

O primeiro dia, o dedicamos à Pastoral Carcerária. Para começar fomos até a modulada para a visita, tudo agendado, mas como havia uma movimentação interna não conseguimos entrar. Aproveitamos para uma análise e reflexão sobre essa Pastoral, sobre a atuação do grupo, relação com o Regional Sul 3 da CNBB e propostas de formação. As dificuldades e desafios são muitos: ambiente desafiador, superlotação dos apenados (dobro da capacidade), falta de voluntários para ajudar… As alegrias também existem: a certeza de estar realizando a indicação do Evangelho “estive preso e viestes me visitar”, poder levar uma palavra de esperança, a gratidão que os próprios presos manifestam…

Na quarta-feira visitamos alguns doentes e idosos. Quanto sofrimento, mas ao mesmo tempo quanta fé, alegria e esperança cristã. Muita gente querida esperando ser lembrada.

Na quinta-feira visita à APAE, mais de 90 pequeninos de Deus entre manhã e tarde. Conversamos, celebramos, tudo muito simples e espontâneo como eles sabem fazer. Que belo trabalho está sendo feito. Nesse mesmo dia realizamos também a visita ao senhor prefeito, onde conversamos sobre o momento sócio-político e sua influência em nossa cidade e outras questões que requerem a participação da instituição Igreja Católica.

Na sexta-feira, pela manhã, a disposição da comunidade e, pela tarde, Missa da Saúde e depois conversa com os agentes das pastorais sociais. Foi um encontro gostoso onde todos colocaram suas ações e iniciativas, como também os desafios encontrados. Um pessoal bem disposto e ativo.

Sábado e Domingo, celebração nas comunidades com Crisma dos adolescentes e jovens: foram 7 celebrações, nas quais 203 adolescentes e jovens confirmaram sua fé batismal e foram crismados. É bonito ver os adolescentes e jovens dispostos a assumir seu compromisso cristão. Isso nos dá muita esperança a continuar investindo sempre mais na qualificação da Catequese. Percebe-se um grande esforço nesse sentido e ao mesmo tempo a necessidade de renovação e qualificação do quadro.

A conversa com os Conselhos de Pastoral e Econômico, assim como o planejamento pastoral da Paróquia ficou para outro momento devido a viagem de urgência do Pe. Hilário.

Louvo e bendigo ao Senhor pelas tantas atividades desenvolvidas, as iniciativas de implantação de grupos da Infância e Adolescência Missionária e Juventude Missionária nas comunidades, os adolescentes bem dispostos a continuar na caminhada participando dos grupos que deverão iniciar.

Essa paróquia me parece de poder dizer que é privilegiada pelo fato de a sede da Diocese estar aqui, muitas iniciativas diocesanas acontecem por aqui. Também, me sinto no dever de agradecer pelo suporte que sempre oferece para a realização desses encontros.

Agradeço o carinho e a acolhida por todas as pessoas que encontrei nesses lindos dias e sobre todas as comunidades imploro a benção de Deus, por intercessão de Nossa Senhora da Conceição.

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo Diocesano

Fotos: Diego Pedrotti e Sônia Ósio – Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral de Osório