Artigos › 26/07/2021

1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é celebrado no 4º domingo de julho

Com o lema “Eu estou contigo todos os dias” (cf. Mt 28,20), o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a ser celebrado neste quarto domingo do mês de julho, dia 25. A Mensagem do Papa para este 1º Dia Mundial dos Avós pontua as dificuldades referentes a pandemia, os idosos que evangelizam, a necessidade de uma aliança entre jovens e idosos e a importância da oração.

“’Eu estou contigo todos os dias’ (cf. Mt 28, 20) é a promessa que o Senhor fez aos discípulos antes de subir ao Céu; e hoje repete-a também a ti, querido avô e querida avó. Sim, a ti! ‘Eu estou contigo todos os dias’ são também as palavras que eu, Bispo de Roma e idoso como tu, gostaria de te dirigir por ocasião deste primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: toda a Igreja está solidária contigo – ou melhor, conosco –, preocupa-se contigo, ama-te e não quer deixar-te abandonado”.

Depois de ter recordado as perdas e sofrimentos por causa da pandemia o Papa consolou:

“O Senhor conhece cada uma das nossas tribulações deste tempo. Ele está junto de quantos vivem a dolorosa experiência de ter sido afastado; a nossa solidão – agravada pela pandemia – não O deixa indiferente”.

Na Mensagem, Francisco também explica o motivo pelo qual proclamou justamente neste ano, pela primeira vez, om Dia Mundial dos Avós e dos Idosos:

“Mesmo quando tudo parece escuro, como nestes meses de pandemia, o Senhor continua a enviar anjos para consolar a nossa solidão repetindo-nos: ‘Eu estou contigo todos os dias’. Di-lo a ti, di-lo a mim, a todos. Está aqui o sentido deste Dia Mundial que eu quis celebrado pela primeira vez precisamente neste ano, depois dum longo isolamento e com uma retomada ainda lenta da vida social: oxalá cada avô, cada idoso, cada avó, cada idosa – especialmente quem dentre vós está mais sozinho – receba a visita de um anjo!”.

Confira a Mensagem completa AQUI e abaixo o vídeo especial enviado pelo Papa:

 

Oração pelo Dia Mundial dos Avós

“Dou-Vos graças, Senhor,
pelo conforto da Vossa presença:
mesmo na solidão
sois a minha esperança e a minha confiança;
desde a minha juventude, sois a minha rocha e fortaleza!”

Essa é a primeira estrofe da oração oficial para o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebrado no domingo, 25 de julho, e rezada pelo Papa Francisco num vídeo especial divulgado nesta sexta-feira (23). As outras estrofes ganham a narração em outros idiomas por avós e idosos de diferentes países, além do espanhol do Pontífice, e do próprio português, rezado por brasileiros.

Essa é a grande proposta do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida com o lançamento do vídeo em preparação à jornada de domingo: o mundo inteiro em oração com o Papa. Entre os envolvidos no projeto, está o bispo mais idoso do planeta, dom Laurant Noël, com 101 anos.

 

 

>> Veja a oração completa, AQUI.

 

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.