Notícias da diocese › 31/03/2020

Diocese de Osório propõe que Domingo de Ramos seja celebrado de modo especial conforme CNBB

A Diocese de Osório, em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), convida a todos a viverem de forma muito especial o Domingo de Ramos, no próximo domingo, 4 de abril, durante a quarentena do coronavírus.

De acordo com o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, “quem veio acompanhando as reflexões (com os artigos da Voz do Pastor), nas últimas semanas ou fez a experiência dos encontros dos grupos de famílias ou os textos litúrgicos nas celebrações, chega para a Semana Santa que se abre com a celebração de Ramos, com um novo olhar: um olhar iluminado pelo olhar de Jesus, o bom samaritano por excelência: ‘Viu, sentiu compaixão e cuidou dele’.”.

“Mais do que nunca, nesses dias em que nos vimos forçados a permanecermos em casa para evitar o pior para nós mesmos e para os outros, precisamos encontrar motivos para viver na esperança e semeá-la nos nossos ambientes”, motiva dom Jaime.

E na Celebração de Ramos, cada um e cada família, em suas casas, são chamados a celebrar o próximo domingo com fé e esperança. Por isso, a Diocese de Osório reforça a iniciativa da CNBB, ao propor cinco pontos para ajudar os fiéis na celebração do Domingo de Ramos.

Vamos celebrar o Domingo de Ramos?

1. Rezar pedindo a graça de bem viver a Semana Santa, ainda que em recolhimento em casa.

2. Colocar no portão ou na porta de casa (em lugar bem visível) alguns ramos. Marcar a casa é uma característica do povo de Deus.

3. Participar das celebrações transmitidas pela televisão ou pelas redes sociais.

4. Comprometer-se a, no futuro, participar ativamente da Coleta da Campanha da Fraternidade. Com ela, ajudamos os mais pobres.

5. Motivar pelas redes sociais, telefonemas ou outros meios que mantenham o distanciamento social, outras pessoas a também celebrarem o domingo de Ramos desse mesmo modo.

> Para acompanhar as celebrações, acesse as páginas das paróquias da Diocese de Osório no Facebook, que estão transmitindo missas e momentos de oração online. A relação completa de paróquias pode ser encontrada AQUI