Artigos › 28/06/2023

Seminário Regional de Liturgia está com as inscrições abertas até 10 de julho

Seminário Regional de Liturgia já tem data marcada: de 14 a 16 de julho, em Porto Alegre. Este ano, a proposta do encontro é refletir o tema “Por que celebramos como celebramos? Em defesa da forma ritual de Paulo VI: Origens e motivação da Reforma Litúrgica do Concílio Vaticano II”. O encontro contará com a assessoria do Pe. Patrick Brandão, membro do grupo de reflexão litúrgico-pastoral da CNBB.

O encontro quer ser uma proposta de formação litúrgica conforme os princípios teológicos e pastorais da reforma do Concílio Vaticano II, que reafirmou a liturgia como memorial da Páscoa no coração da vida e como “primeira e mais necessária fonte da vida cristã”. Justifica-se pela importância que a liturgia tem na vida das comunidades, como resposta ao grande anseio de oração e de vida espiritual do povo de Deus. Considerando o povo como novo sujeito eclesial, protagonista também na ação litúrgica, o próprio seminário se desenvolverá num ambiente que proporciona uma experiência eclesial mediante o estudo, a convivência fraterna, a vivência ritual e as experiências celebrativas.

As inscrições para o Seminário estão abertas até o dia 10 de julho e são convidados para os agentes de pastoral litúrgica das arqui/dioceses ou paróquias que exercem serviços na celebração ou atua na pastoral litúrgica da Igreja local. Ainda, podem participar os catequistas, ministros e ministras da Celebração da Palavra, do Ofício Divino, do batismo, das exéquias, da comunhão. Também são convidados as pessoas que participam da comunidade, que atuam ou não em outras pastorais, e que desejam aprofundar a liturgia, como caminho para alimentar a própria fé.

>> Faça sua inscrição clicando aqui

Fonte: CNBB Sul 3