Notícias da diocese › 06/12/2023

Diocese de Osório organiza caravanas para participação na 46ª Romaria da Terra do RS

A Diocese de Osório, por meio da Coordenação Diocesana das Pastorais Sociais, está mobilizando-se para a participação na 46ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, que ocorrerá no dia 13 de fevereiro de 2024, no município de Ipê, pertencente à Diocese de Vacaria.

O tema desta edição é “Escutar a mãe terra e, com Maria, cuidar da vida”, escolhido considerando as diversas devoções espalhadas por toda a Diocese. O lema da Romaria foi inspirado no livro Deuteronômio: “Escolha, pois, a vida, para que você e seus descendentes possam viver” (Dt 30,19). A 46ª Romaria da Terra, tradicionalmente realizada na terça-feira de Carnaval, convida à escuta da Terra como um sinal de cuidado com a vida, também em vista das próximas gerações.

Como participar?

A Coordenação Diocesana das Pastorais Sociais está articulando, através das paróquias, a organização de duas caravanas. Um ônibus partiria da região da Encosta da Serra, dos municípios de Morrinhos do Sul e Mampituba, passando por Três Cachoeiras e Terra de Areia, acessando a rodovia RS 453 – Rota do Sol, em direção à cidade de Ipê. Outra caravana partiria das paróquias litorâneas, saindo de Tramandaí, passando por Osório e seguindo para Ipê, pela região metropolitana de Porto Alegre.

As vagas são limitadas. Para inscrições e mais informações, entre em contato através dos números: (51) 98410-2987 (Pe. Adalberto), (51) 98410-0962 (Pe. Ildomar) e (51) 99991-1668 (Frei Wilson).

Subsídio da 46ª Romaria da Terra

Para aprofundar o tema proposto para esta romaria, compreender o contexto atual e identificar caminhos alternativos que gerem vida, a Comissão Pastoral da Terra e a coordenação da romaria disponibilizam a Revista Especial da 46ª Romaria da Terra em formato impresso e digital.

Este material é um guia de preparação para uma participação mais consciente e comprometida na romaria em Ipê, além de ser um recurso para estudo e reflexão em grupos e comunidades sobre a temática proposta por esta romaria.

A versão digital está acessível através deste link para download. A versão impressa será enviada às Dioceses nas primeiras semanas de dezembro.

>> Receba as notícias da Diocese de Osório no seu WhatsApp, clicando AQUI. Aproveite e compartilhe essas notícias com seus amigos, familiares e comunidade de fé.