Notícias da diocese › 08/06/2022

Bispo da Diocese de Osório propõem ações em preparação ao 18º Congresso Eucarístico Nacional

A arquidiocese de Olinda e Recife, em Pernambuco, realizam o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), entre os dias 11 e 15 de novembro. O tema proposto para esta 18ª edição é “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”. A expectativa é que o evento conte com a participação de 300 bispos e de cerca de mil padres e diáconos de todo o Brasil, além do público em geral.

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, na última reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), no dia 28/05, e recentemente ao clero da Diocese, propôs que em preparação ao Congresso, a partir da realização da celebração de Corpus Christi, no próximo dia 16/06, quinta-feira, todas as paróquias do Litoral Norte possam iniciar a prática da adoração do Santíssimo Sacramento.

O bispo sugere que se realize a adoração semanalmente, no mínimo uma hora, ou pode ser de um dia ou até mesmo de forma itinerante, uma semana em cada comunidade da paróquia. As inscrições para o 18º Congresso Eucarístico Nacional estão abertas e podem ser feitas através do site do evento.

Programação

O Congresso contará com celebrações eucarísticas, simpósio teológico, catequeses públicas, feira católica, procissões, exposições e apresentações culturais. Essas atividades vão ser celebradas em lugares significativos de Olinda e de Recife, como a igreja catedral no Alto da Sé, no pátio da Basílica do Carmo, no Centro de Convenções, no Marco Zero, no Teatro de Santa Isabel e no Parque Dona Lindu. Também as paróquias receberão eventos durante os dias de Congresso, como celebrações da Primeira Comunhão, catequeses e visitas missionárias.

São cinco dias de eventos com várias atividades previstas. Confira aqui como será cada dia.

As inscrições para o 18º Congresso Eucarístico Nacional estão abertas e podem ser feitas através do site do evento. Entre as opções disponíveis estão as inscrições para público em geral e para bispos, padres e diáconos.

O Simpósio Teológico, com conferências e oficinas visando o aprofundamento da fé católica a partir do texto-base, também está com as inscrições abertas (clique aqui e inscreva-se).  Esta é a única modalidade paga de todo o Congresso, ao valor de R$ 108, com direito ao certificado.

Casa do Pão

A bênção do espaço onde funcionará a Casa do Pão foi conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Antônio Fernando Saburido. O local será inaugurado no dia 15 de novembro, ao final do CEN, e vai oferecer à população mais carente da região refeições, banheiros femininos e masculinos, lavanderia, restaurante-escola, assistência médica e jurídica, qualificação profissional, direcionamento espiritual, capela e outros serviços.

Com informações do https://cen2020.com.br/downloads/