Diocese de Osório inicia celebrações do Ano Jubilar em comemoração aos 25 anos de criação

A Diocese de Osório inicia as festividades do Ano Jubilar, comemorando seus 25 anos de criação, marcando uma trajetória de fé, unidade e compromisso pastoral. A celebração tem início no dia 10 de novembro, sexta-feira, às 20h, com a missa na Catedral Nossa Senhora da Conceição, localizada no Centro de Osório, para a qual espera-se a presença de todo o povo de Deus vindo das 23 paróquias que formam a Diocese.

O Ano Jubilar inicia em 10/11/2023, aniversário de criação da Diocese, e encerra-se no dia 16/01/2025, aniversário da posse do primeiro bispo. A celebração eucarística também será significativa, uma vez que se celebra o aniversário de 22 anos da Dedicação da Catedral, que faz parte da rica história da Diocese de Osório.

O que há de especial para celebrar?

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, destacou a importância deste jubileu como uma oportunidade de relembrar o caminho percorrido ao longo dessas duas décadas e meia de existência da Diocese. Ele lembrou os esforços e as discussões que antecederam a criação da Diocese, que resultou na união de duas partes, uma delas destacando-se da Arquidiocese de Porto Alegre e a outra originando-se da Diocese de Caxias do Sul.

“O jubileu nos permite relembrar a evolução das estruturas, das iniciativas pastorais, dos padres e religiosas/os que serviram à Diocese e dos leigos que desempenharam um papel fundamental em nossa comunidade. Sempre fomos uma Diocese participativa, com pequenos grupos e movimentos que desempenharam um papel vital em nossa história”, afirmou dom Jaime.

O bispo expressou sua gratidão pelo povo simples e generoso da Diocese, que se estende desde áreas rurais até as paróquias litorâneas, recebendo visitantes de todo o estado durante o veraneio. Essa diversidade de experiências culturais tem enriquecido a comunidade local ao longo dos anos.

De acordo com o Pe. Marlon Ramos Lopes, no período que estava coordenador diocesano de Pastoral, e à frente da organização Ano Jubilar, essas celebrações que iniciarão no dia 10/11 representam não apenas uma celebração do passado, mas também uma oportunidade para planejar o futuro. A Diocese de Osório está comprometida em ser uma presença iluminadora na sociedade do Litoral Norte, mantendo-se fiel à sua missão de partilhar a alegria do evangelho e de ser um farol de fé e esperança para todos que a buscam.

Sobre a programação

Além disso, Pe. Marlon explica que uma programação intensa está sendo preparada para o Ano Jubilar, envolvendo pastorais e movimentos diocesanos, que promoverão diversas ações e eventos ao longo do ano em comemoração a esses 25 anos de história. Também foi desenvolvida uma linha de produtos com a identidade visual exclusiva do Jubileu, como camisetas, canecas, botons, entre outros. Mais informações sobre a programação serão divulgadas em breve.

Identidade visual

A logomarca desenvolvida para celebrar os 25 anos da Diocese de Osório leva em consideração as características do agir pastoral e da geografia da região, onde a nossa Igreja Particular tem um chão abençoado e uma missão frutuosa.
As cores remetem à diversidade de elementos que compõem nossa Igreja e nosso povo: o verde das montanhas e serras, a Catedral Diocesana e os ventos que sopram no Litoral Norte; tons de azul fazendo referência ao mar, com traços que formam as ondas, o litoral, e a imagem de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira da Diocese de Osório; e as cores em laranja remetendo ao sol, ao verão e à urbanização do território, que continua em expansão.