Notícias da diocese › 05/11/2018

Clero diocesano está reunido em assembleia anual em Cidreira

O clero da Diocese de Osório – padres, diáconos e bispo diocesano – está reunido em assembleia anual em Cidreira, na Casa Tiberíades, local de retiros da arquidiocese de Porto Alegre, desde a tarde de segunda-feira, 5 de novembro, e seguirá até a próxima quarta-feira, 7, para um tempo de partilha e encontro, avaliação e planejamento, de animação mútua para a missão evangelizadora na nossa Diocese.

No primeiro dia de Assembleia a condução dos trabalhos foi da Pastoral Presbiteral e da Associação dos Padres da Diocese de Osório (Apado).

Para a terça-feira, 6, está prevista na programação da Assembleia retomar o tema, impressões e as avaliações realizadas pelos agentes de pastorais e paróquias na Assembleia Diocesana de Pastoral, ocorrida em Santo Antônio da Patrulha, no dia 29 de setembro. Os padres referenciais de pastorais e movimentos diocesanos partilharão a atuação e o acompanhamento pastoral nas pastorais e movimentos com vistas ao planejamento de ações para 2019.

A Diocese de Osório, atualmente, conta com padres referenciais acompanhando e orientando as seguintes pastorais / movimentos / serviços e outros grupos: Conselho Missionário Diocesano (Comidi); Infância e Adolescência Missionária (IAM); Juventude Missionária (JM); Apostolado da Oração e Capelinhas;  Ecumenismo; Encontro de Casais com Cristo (ECC); Equipes de Nossa Senhora; Bom Pastor; Grupos de Famílias; Pastorais Sociais; Pastoral da Pessoa Idosa; Pastoral Carcerária; Pastoral da Criança; Dízimo; Liturgia; Movimento do Cursilho de Cristandade (MCC); Ensino Religioso; Pastoral da Comunicação (PASCOM); Renovação Carismática Católica (RCC); Serviço de Animação Bíblico Catequética (SAB-C); Serviço de Animação Vocacional (SAV); Setor Juventude; Educação; Migrantes; Pastoral da Saúde; Pastoral da Terra (Ecos da Romaria e Ecologia).

Na quarta-feira, 7, a Assembleia vai se dedicar às transferências e ingresso dos novos párocos, o processo de criação da Paróquia de Imbé e o Calendário Diocesano 2019, contendo os principais eventos, atividades e compromissos na Diocese no próximo ano.

O Encerramento da Assembleia está previsto com Celebração Eucarística e almoço de confraternização.

Fotos: Seminarista Adriano Bittencourt e Pe. Leonir Alves