Artigos › 16/11/2017

Carta do CNLB Sul 3 às Comunidades Eclesiais para o Ano do Laicato

Os cristãos leigos e leigas receberam, pelo Batismo e pelo Crisma, a graça de serem Igreja e, por isso, a graça de serem sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14).

Ano Nacional do Laicato: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em Saída’, a serviço do Reino” – “Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5,13-1)”, queremos celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil. Como Povo de Deus, aprofundar a nossa identidade, vocação, espiritualidade e missão, testemunhando o Evangelho de Jesus Cristo e seu Reino, na Igreja e na sociedade.

Chamadas/os a ser fermento de santificação no seio do mundo, a primeira e imediata tarefa é o vasto e complicado mundo da política, da realidade social e da economia, como também o da cultura, dos meios de comunicação e outras realidades abertas à evangelização, como são o amor, a família, a educação das crianças, adolescentes e jovens, o mundo do trabalho e as diversas periferias sociais e existenciais. Queremos participar na construção de uma sociedade justa, solidária e pacífica.

Nos sentimos desafiados a assumir o PROTAGONISMO como SUJEITOS ECLESIAIS, junto com nossos Irmãos Bispos, presbíteros, diáconos, religiosas/os e com todas as pessoas de boa vontade, de todas as inspirações religiosas e dos mais diversos movimentos eclesiais e populares, em defesa da dignidade humana e dos direitos, em especial dos direitos dos mais pobres, e em defesa da nossa Casa comum, nossa Irmã e Mãe Terra.

Sugerimos como um Compromisso nosso a criação e/ou o fortalecimento dos Conselhos de Leigos e Leigas nas Comunidades de Base, Paróquias, Dioceses e no Regional Sul 3.

Em comunhão eclesial, pedimos à Maria, mãe da Igreja, cheia de fé e de graça, totalmente consagrada ao Senhor, exemplo de mulher solícita e laboriosa, que acompanhe a todo povo de Deus, em cada dia da vida. Sob sua maternal proteção ecoem em nossos corações as suas palavras: “Fazei tudo o que ele vos disser!” (Jo 2,5)

Porto Alegre, 28 de outubro de 2017

Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB – Regional Sul 3