Notícias da diocese › 05/09/2023

3ª Jornada Estadual de Catequese contou com catequistas da Diocese de Osório

Em torno de 4.500 catequistas das quatro arquidioceses e 14 dioceses do Regional Sul 3 da CNBB, participaram da 3ª Jornada Estadual da Catequese em Santa Maria no último domingo de agosto, 27. O evento foi realizado parte no Colégio Coração de Maria, parte no Clube das Dores, com encerramento no Santuário de Nossa Senhora da Medianeira. Da Diocese de Osório participaram Pe. Jackson W. F. dos Santos, Pe. Luciano Motti, que assessorou um dos temas, a referencial para a Animação Bíblico-Catequética, Ir. Iolanda Goll, e 94 catequistas.

O encontro teve como tema, “A Vocação Querigmática do Catequista” e como lema, “O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos!” (I Jo1,3).  A programação incluiu três leituras orantes que remetiam aos vocacionados de Emáus, ao apóstolo Paulo e à Virgem Maria. Durante o dia, os catequistas também participaram de cinco ritos significativos: Assinação, Entrega da Palavra, Aspersão, Círio e Envio.

Para encerrar a jornada e marcar a celebração da vocação dos catequistas de todo o Regional Sul 3, os participantes realizaram uma emocionante caminhada até o Santuário de Nossa Senhora da Medianeira, onde ocorreu a Missa de encerramento, presidida por dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo local, concelebrada por sete bispos e em torno de 70 presbíteros, fortalecendo os laços espirituais e o compromisso com a catequese no Estado.

De acordo com a referencial Ir. Iolanda, a partir do tema aprofundado se conclui que o catequista que experimenta a vocação como dom e graça e que tem consciência da sua vocação querigmática, não retém para si a experiência de fé que faz em sua vida cristã, mas a comunica aos outros com a força do testemunho que é anúncio de Vida Nova.

Confira alguns momentos do Encontro:

Com informações da CNBB Sul 3.