Notícias da diocese › 28/08/2023

Jornada Bíblica Diocesana sobre a Carta aos Efésios marcará o Mês da Bíblia 2023

Alusivo ao Mês da Bíblia 2023, no dia 02 de setembro, sábado, das 8h30min às 11h30min, no salão da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Osório, a Diocese de Osório, por meio da Coordenação Diocesana para a Animação Bíblico-Catequética realizará a Jornada Bíblica Diocesana para lideranças e fiéis das paróquias da Diocese. A Formação contará com a assessoria do professor de Exegese na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), Bruno Godofredo Glaab.

Frei Bruno recomenda aos participantes da Jornada Bíblica que leiam o livro bíblico Efésios previamente, que são seis capítulos, anotando trechos que chamem a atenção. Além disso, para complementar o estudo em efésios, Frei Bruno sugere ainda que seja lido o livro Colossenses.

Confira no vídeo:

A formação tem como tema a Carta aos Efésios e, como lema, “Vestir-se da nova humanidade” (cf. Ef 4,24), livro bíblico que será aprofundado no Mês da Bíblia deste ano. De acordo com a Coordenação, trata-se de uma oportunidade destinada a todos os fiéis, especialmente às lideranças das forças pastorais, ministros, membros dos movimentos eclesiais, jovens e catequistas, para estudo, oração e vivência da Palavra no cotidiano da vida de fé.

Para participar é só realizar a inscrição junto aos coordenadores de catequese. Coordenadores de movimentos/pastorais diocesanos. Mais informações, contate (51) 99872 3809.

Por que celebramos o Mês da Bíblia?

Setembro é lembrado pela Igreja Católica por ser o mês da Bíblia. Muita gente, porém, tem dúvidas sobre o porquê de setembro ser o mês dedicado ao livro sagrado.

Desde 1971 o mês de setembro é dedicado à Bíblia, no Brasil. Antes disso, em 1947, em todo o último domingo do mês, aqui no país, já era comemorado o dia da Bíblia. E isso ocorre porque dia 30 de setembro é data solene de São Jerônimo, que foi biblista.

A história conta que São Jerônimo traduziu a Bíblia do hebraico e grego para o latim, idioma que popularizou a Bíblia e era usado para a liturgia na Igreja. Depois disso, na contemporaneidade, a bíblia passou a ser – e ainda é – o livro mais vendido do mundo e aquele com maior número de traduções.