Notícias da diocese › 22/09/2017

Impressões da Visita Pastoral na Paróquia de Capão da Canoa

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Capão da Canoa recebeu a Visita Pastoral do bispo da diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, entre os dias dias 13 e 17 de setembro. Confira abaixo os principais destaques e impressões de dom Jaime Pedro sobre a Visita:

Minhas impressões desta Paróquia são muito positivas. Reina um clima bom, de alegria e vida. São muitos os movimentos, grupos, pastorais e serviços funcionando. Um povo presente e participativo nas celebrações litúrgicas e convocações das comunidades.

A Paróquia tem um planejamento pastoral original e orgânico. Algumas coisas já estão em curso e outras propostas de ações precisam definir melhor quando implementá-las para não cair no esquecimento.

No setor da catequese chama atenção o grande numero de catequistas e percebeu-se na resposta dos crismandos sua boa formação. Ressalto a experiência já consolidada dos casais ao assumirem a catequese em preparação para a Crisma. Estão definindo qual material adotar sempre na perspectiva da Leitura Orante da Bíblia.  Já está em ato o novo formato de catequese em preparação ao Batismo em algumas comunidades.

Liturgicamente, nota-se uma boa preparação dos ministros e leitores, inclusive cantores dos salmos, praticamente em todas as comunidades. Um bom cuidado com os livros, vestes e vasos sagrados. Há esforço de preparar as celebrações pelos encarregados. Destaco a presença de coroinhas e acólitos quase em todas as comunidades.

Quanto as pastorais sociais destaco a iniciativa e o empenho da pastoral da criança, que exorto a estender para outras comunidades, especialmente no Santuário onde existe um espaço ótimo para isso. A distribuição de comida é sempre um gesto de solidariedade, mas que precisa ser acompanhado de uma conscientização e iniciação ao trabalho. Quanto aos doentes notamos que são bem assistidos através do Hospital. Os idosos recebem atenção do poder público.

No campo da Missão merecem mais atenção e articulação os Grupos de Famílias. Faria muito bem se em alguma comunidade começar um trabalho com a Infância e Adolescência Missionária ou até mesmo Juventude Missionária. No meio de tantas outras iniciativas e atividades já existentes pode ser um sinal significativo.

Com vários grupos de jovens presentes na Paróquia, sugere a formação do Setor Juventude Paroquial e precisa dar continuidade a uma formação sólida com o objetivo de torná-los protagonistas de sua mesma preparação.  A PASCOM faz um bom trabalho de divulgação das ações, mas reconhece que precisa aprimorar sua atuação, especialmente a questão pastoral.

Os movimentos de casais, como Equipes de Nossa Senhora, ECC, Cursilho e Bom Pastor devem ser muitos, mas não os percebi tão presentes quanto esperava, contudo espero que estejam presentes nos bastidores das várias frentes.

Fico feliz pela implementação da Equipe Vocacional e os belos sinais de adolescentes que estão num processo de discernimento vocacional. O terreno parece ser bom e propício para novos chamados.

A respeito dos Conselhos (CPP, CPCs e CAE) percebi o esforço de efetivá-los e responsabilizá-los nas suas funções.  Com relação ao dízimo como forma de manutenção das comunidades e Paróquia em suas necessidades de formação, evangelização e estruturas há um longo caminho a ser percorrido.

Que Nossa Senhora de Lurdes e demais padroeiros das comunidades intercedam graças e bênçãos sobre todos os irmãos e irmãs que pertencem a essa grande Paróquia.

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório”

Fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes