Notícias da diocese › 20/05/2018

65 anos da Paróquia Nossa Senhora do Amparo e a Romaria à Gruta de Dom Pedro de Alcântara

No ano de 1922 a Colônia São Pedro de Alcântara foi elevada à categoria de curato passando a ser atendida pelos padres missionários da Sagrada Família. O Curato compreendia as vilas de Torres, Pirataba, Morro Azul, Três Cachoeiras e Três Forquilhas, sendo nomeado primeiro vigário o Pe. Bartolomeu Ticher.

Até o dia 24 de outubro de 1942 essa freguesia esteve sob os cuidados de vários padres da Sagrada Família. No dia 25 de outubro de 1942 toma posse o Pe. Pedro Casara, da Diocese de Caxias do Sul, e, sucessivamente, vários padres da diocese de Caxias do Sul atenderam até o momento presente, pois o pároco emérito da Paróquia, Pe. Roberto Pezzi, ainda reside na sede paroquial que atende há mais de 40 anos. Somente em 6 de junho de 1953 o curato é elevado à categoria de paróquia.

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Em 1947, um grupo de senhores desbravaram aquela que é a atual Gruta Nossa Senhora de Lourdes e com o consentimento e apoio do Pe. Pedro Casara passam a empreender as obras necessárias como estradas e degraus para tornarem o lugar acessível. No início do ano de 1950 colocaram as imagens de Santa Bernardete e Nossa Senhora de Lourdes e, no dia 11 de fevereiro do corrente ano, com a presença do bispo Dom José Baréa, de vários padres e de uma multidão de fiéis foi inaugurada a Gruta e na virada do milênio foi elevada a Santuário Diocesano.

No ano de 1978 acontece a 1ª Romaria à Gruta, com cerca de 100 pessoas, que segue sendo realizada no último domingo de maio. A Romaria de 2018 será a 40ª edição.

Programação:

40ª Romaria à Gruta