Notícias da diocese › 03/02/2020

Igreja amazonense acolhe visita de dom Jaime Pedro Kohl

Em vista do projeto Igrejas Irmãs, o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, está visitando a Prelazia de Itacoatiara – Amazonas, onde o seminarista Edivan Machado, está realizando seu “ano pastoral”, desde julho de 2019, uma experiência pastoral como processo da sua formação para o presbitério.

Um dos primeiros compromissos de dom Jaime em terras amazonenses foi participar na última sexta-feira, 31 de janeiro, da posse de dom Leonardo Steiner, ex-secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como novo arcebispo metropolitano de Manaus. A cerimônia foi realizada na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Manaus, com a passagem do báculo de Dom Castriani, então responsável pela arquidiocese de Manaus, deixa a função devido a complicações no seu quadro de saúde.

Após participação na solenidade, dom Jaime Pedro se dirigiu para a Prelazia de Itacoatiara, que fica cerca de 275 km de distância da capital, onde uma agenda o esperava para visitas às comunidades por onde tem acolhido o seminarista Edivan em missão.

A partir da esquerda: Pe. Acácio, dom José Ionilton, dom Jaime Pedro Kohl e os seminaristas Edivan Machado e Alex Mota.

No sábado, 1 de fevereiro, dom Jaime Pedro, acompanhado pelo bispo da Prelazia de Itacoatiara, dom José Ionilton, do administrador da Catedral Nossa Senhora do Rosário, Pe. Acácio, e os seminaristas Edivan Machado e Alex Mota, concelebrou a Missa na Catedral Prelatícia.

Já no domingo, 02 de fevereiro, na Paróquia Paróquia Menino Jesus, Novo Remanso, onde o seminarista Edivan esteve fazendo missão durante um mês, as visitas ocorreram na comunidade Sagrado Coração de Jesus, vila do Engenho, que o recebeu com café da manhã e, logo após, às 9h, dom Jaime Pedro celebrou a missa com a comunidade. O almoço foi na comunidade Sebastião Arumã. No início da tarde de domingo, uma roda de conversa foi realizada com o grupo de comunidades irmãs Bento Oliveira.

Às 19h, dom jaime Pedro participou da celebração eucarística na sede da Paróquia e, após a missa, uma nova roda de conversa ocorreu com o grupo de comunidades irmãs, anjo de Maria.

Na segunda-feira, 3 de fevereiro, dom Jaime Pedro foi recebido para o café da manhã na comunidade São José, no Paranazinho, com roda de conversa o com grupo de comunidade irmãs, Resistência. A comunidade se reuniu para a missa às 10h.

Dom Jaime Pedro visita a Prelazia de Itacoatiara para conhecer de perto a realidade da igreja local, em vista do projeto Igrejas-Irmãs, uma cooperação missionária entre Diocese de Osório e Prelazia de Itacoatiara.

O bispo da Diocese de Osório tem retorno previsto para o Litoral Norte gaúcho na próxima quinta-feira, 6 de fevereiro, trazendo na bagagem informações sobre a missão de cooperar na evangelização junto a Itacoatiara e, certamente, a amizade-fraterna das/os irmãs/ãos amazonenses.

O que é o projeto Igrejas-irmãs?

Animando a missionariedade e a colaboração mútua entre Igrejas particulares no Brasil desde 1972, o projeto Igrejas-Irmãs, do qual fazem parte, principalmente, dioceses e prelazias da região Amazônica, um generoso apoio e incentivo para que toda a Igreja no Brasil seja, de fato, missionária, ‘em estado permanente de missão’, também além-fronteiras das Igrejas particulares.

De acordo com o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias, tem por objetivo “partilhar a fé, os dons da graça, as experiências pastorais, pessoas e recursos financeiros como gestos de caridade cristã para com as Igrejas da Amazônia e outras também necessitadas.”.