Notícias da diocese › 04/09/2018

Animação missionária da Diocese de Osório esteve representada em Retiro de Espiritualidade Missionária

No último final de semana, dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro, aconteceu, em Santa Maria, o retiro anual de espiritualidade missionária, organizado pelo Conselho Missionário Regional – COMIRE.

O encontro teve a assessoria do Pe. Joaquim Andrade (SVD), e contou com a presença de cerca de 80 pessoas representando diversas (Arqui)dioceses do RS. Durante o encontro também ocorreu o envio do Pe. Roni Meyer, que irá para Moçambique nos próximos dias.

Da Diocese de Osório participaram representando o Conselho Missionário Diocesano cerca de 20 pessoas, entre leigas/os, seminaristas e padre atuantes na animação missionária, além do bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl​, que também é o bispo referencial da animação missionária no Regional Sul 3 da CNBB.

De acordo com o relato do coordenador do COMIRE, Pe. Rodrigo Schüler de Souza, na sua rede social, o retiro foi de uma profunda experiência de encontro e aprendizado. “Interculturalidade para um mundo mais fraterno. Padre Joaquim Andrade nos conduziu de maneira simples e dinâmica por um caminho de escuta do outro”, afirmou fazendo destaque às palavras de Pe. Joaquim, que assessorava o Retiro.

“Ao nos aproximarmos de outro povo, outra cultura e outra religião, nosso primeiro dever é tirar os sapatos – pois o lugar do qual nos estamos aproximando é sagrado. Caso contrário, podemos nos descobrir pisando no sonho de outra pessoa. Mais sério ainda: podemos esquecer que Deus lá estava antes que chegássemos”, conforme Pe. Joaquim Andrade – SVD.

Acompanhe o registro fotográfico do encontro por Ricardo Witt: