Artigos › 02/10/2017

SAV/RS assume o Projeto “Cada Comunidade Uma Vocação”

Cerca de 20 coordenadores do Serviço de Animação Vocacional (SAV) de 14 dioceses, das 18 que compõem o Regional Sul 3 da CNBB, participaram de reunião, nos dias 26 e 27 de setembro, no Seminário São José, em Gravataí (RS), com o objetivo de conhecer e planejar ações vocacionais a partir do projeto: “Ação Evangelizadora: Em cada comunidade uma nova vocação”. Este projeto foi assumido pelos Regionais do Paraná, Santa Catariana e Rio Grande do Sul, com a finalidade de criar uma cultura vocacional.

O secretário executivo do Regional, padre Cesar Leandro Padilha, apresentou o projeto e destacou a importância de rezar, falar e convidar, sobretudo, as crianças e jovens para pensarem na sua vocação. “A oração envolve toda a comunidade com suas pastorais e movimentos. O Apostolado de Oração, por exemplo, reza pelos netos. Os netos usam os meios de comunicação para gravar depoimentos vocacionais”, explicou.

“Todos os padres e religiosos e religiosas usam as redes sociais. O projeto consiste em divulgar testemunho vocacional daquilo que cada um faz. Temos capilaridade e precisamos trabalhar em rede”, salientou Padilha.

Para o novo coordenador do Serviço de Animação Vocacional Regional, padre Ângelo Bohn, o projeto é uma boa perspectiva diante das necessidades da Igreja. “Ele vai promover e provocar as vocações na Igreja do Rio Grande do Sul. Vamos incentivar uma cultura vocacional que levará cada batizado a pensar na sua vocação”, destacou.

A “Ação Evangelizadora: em Cada Comunidade Uma Vocação” foi assumida pelo SAV, tendo presente o tema da próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar no Vaticano em outubro de 2018, com o tema: “Sínodo – Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Além disso, durante o encontro, houve celebração e cada coordenador compartilhou o andamento das ações da Pastoral Vocacional de sua diocese. Também trataram sobre os Subsídios Vocacionais 2018, Escola Vocacional e Retiro Vocacional, tudo à luz de cada comunidade uma nova vocação.

De acordo com o bispo referencial da Pastoral Vocacional Regional, dom José Gislon, o projeto envolve os três Estados do Sul do país e quer ser um despertar para o chamado de Deus. “No RS será lançado na Quinta-Feira Santa de 2018. Que seja um despertar vocacional a partir de uma comunhão profunda de oração que toque a vida e o coração da juventude”, concluiu dom Gislon.

Coordenadores do Serviço de Animação Vocacional (SAV) do RS

 

Por Judinei Vanzeto,

Assessoria de imprensa Regional Sul 3 da CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.