Notícias da diocese › 15/10/2021

Kairós, o 3º Encontro Vocacional Juvenil Masculino reuniu oito vocacionados em Torres

A Diocese de Osório, por meio do Serviço de Animação Vocacional (SAV), promove a cada ano encontros visando o discernimento vocacional de jovens e convivência com padres, bispo e religiosas em vista de maior conhecimento sobre a vida presbiteral e a vida consagrada.

No domingo, 10 de outubro, a Paróquia São Domingos, com o apoio da Equipe Vocacional Paroquial (EVP) acolheu o terceiro encontro de 2021 do Kairós Juvenil Masculino, o qual reuniu oito jovens que buscam conhecer e aprofundar temas que colaboram com a escolha da sua vocação.

O Encontro iniciou com a Santa Missa às 9h, presidida pelo bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, e concelebrada pelo referencial para a Animação Vocacional na Diocese, Pe. Éderson Oliveira.

Padre Éderson destacou a reflexão conduzida pelo bispo diocesano durante a Santa Missa sobre a construção do Reino de Deus, a vocação como cristãos, da missionariedade, daquilo que cada um deve buscar como cristão católicos. Além disso, em momento formativo, quando dom Jaime assessorou o tema sobre Vocação e Missão. Além desses temas, o grupo também aprofundou a exortação apostólica Evangelii nuntiandi, do papa Paulo VI, sobre o tema da evangelização. O título, retirado das palavras iniciais do texto original em latim, significa “na proclamação do Evangelho”.

Participaram do Encontros os seguintes vocacionados de diversas paróquias da Diocese:

Erique Nostrani, da Paróquia Santo André Avelino, em Maquiné;

Gian Cardoso, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Capão da Canoa;

Eduardo Jaeger, da Paróquia São José, em Três Cachoeiras;

Lucas dos Santos, da Paróquia São Domingos, em Torres;

Samuel Teixeira, da Paróquia São Domingos, em Torres;

João Luiz Sobotyk, da Paróquia São Pedro, em Xangri-Lá;

Hotavio Hahn, da Paróquia São José Operário, na Vila São João – Torres;

Ruan Neves, da Paróquia São José Operário, na Vila São João – Torres.

Dentre os vocacionados participantes do Kairós, o jovem Eduardo Sparremberger Jaeger, 17 anos, da Paróquia São José, em Três Cachoeiras, estudante do terceiro ano do Magistério, conta que sentiu a presença de Deus na acolhida recebida, no quanto se sentiu em casa. Falou do quanto a EVP São Domingos esteve motivada e que a motivação foi contagiante e destacou a presença e as palavras de dom Jaime sobre ser cristão missionário. O jovem disse se sentir tocado e como que dando passos no discernimento, cada vez mais forte se sente chamado à vida presbiteral.

Também o jovem Érique Nostrani dos Santos, da Paróquia Santo André Avelino, em Maquiné, relatou que foi o seu terceiro encontro vocacional e destacou que foi muito especial, um momento de descontração, aprendizado, de muita oração e, especialmente, pelo encontro ter proporcionado a experiência de sentir que Deus tem um propósito para cada um dos presentes.

Para a coordenadora da EVP da Paróquia São Domingos, Carmem Lúcia de Souza Oliveira, a EVP São Domingos é composta por diversos casais e jovens e esteve envolvida não só nos preparativos para o Encontro, como também marcou presença nas atividades realizadas no dia. Carmem lembrou ainda da participação da EVP de Torres nos encontros vocacionais femininos que têm ocorrido de forma online, destacando o envio e acompanhamento de uma jovem vocacionada para uma congregação religiosa.

Participaram do Encontro, além do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, e os vocacionados, o referencial para a Animação Vocacional, Pe. Ederson Oliveira, o pároco e o vigário paroquial da Paróquia São Domingos, Pe. Leonir Alves e Pe. Almo Köhler, o pároco da Paróquia Santo André Avelino e Pe. Ricardo Justin Jacoby.

Confira o registro fotográfico da Pastoral da Comunicação São Domingos, pelo agente da Pascom e membro da EVP São Domingos, Fabiano Silveira de Oliveira: