Notícias da diocese › 30/06/2021

Seminaristas Edivan e Jackson serão ordenados diáconos da diocese de Osório

Nos dias 30 de julho e 06 de agosto, o bispo da diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, presidirá a ordenação diaconal de dois seminaristas da Diocese: Edivan Machado de Oliveira e Jackson William Fischoder dos Santos, respectivamente.

Na igreja São Pedro, centro de Terra de Areia, será a ordenação do seminarista Edivan, no dia 30/07, sexta-feira, às 19h. Já o seminarista Jackson será ordenado no dia 06/08, sexta-feira, às 19h, na igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, bairro Pitangueiras, em Santo Antônio da Patrulha.

Os seminaristas

O seminarista Edivan nasceu em 14 de janeiro de 1987, em Torres, e tem um irmão gêmeo, Evandro Machado de Oliveira. É filho de Eurico Farias de Oliveira e de Lezi Machado de Oliveira. É também irmão de Ederson Machado de Oliveira e Edimar Machado de Oliveira. Edivan cresceu na comunidade Santo Anjo da Guarda, em Três Cachoeiras. O lema que inspirará o diaconato do seminarista Edivan será “Pelo dom da graça de Deus, tornei-me ministro do Evangelho” (cf. Ef. 3,7).

Já o seminarista Jackson nasceu em 06 de abril de 1993, em Novo Hamburgo, é filho de Wilson Batista dos Santos e Elga Fischoder dos Santos, irmão de Rosane Fischoder Vaz, Elaine Fischoder Vaz Cravo, Denilson Fischoder Vaz, Liliane Fischoder Vaz e Mauricio Fischoder da Silva. A família passou a residir em Capão da Canoa, Litoral Norte gaúcho, quando o garoto tinha dez anos. O lema da ordenação do seminarista Jackson será “Por seu amor, eu me consagro totalmente à sua Palavra” (cf. Leão Magno).

O Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Osório, em comunhão com o Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, produziu uma série com três vídeos anunciando as ordenações. Iniciativa de promoção vocacional e de oportunidade para se conhecer mais sobre os jovens seminaristas e a missão de um diácono.

Os diáconos são homens que servem a Igreja (Povo de Deus) em união com o bispo e o presbitério: na liturgia, na proclamação da Palavra e na caridade. Os diáconos podem administrar solenemente o Batismo, distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o Matrimônio, levar a comunhão aos doentes, ler aos fiéis a Palavra, presidir a oração e culto dos fiéis, dirigir os ritos de exéquias e sepultamento.

Confira o primeiro vídeo:

Devido à pandemia, a celebração eucarística terá restrição de público, conforme protocolos do Sistema 3As do Governo do Estado, contando apenas com a presença de familiares e amigos dos ordenandos. Os fiéis poderão acompanhar a ordenação por meio da transmissão ao vivo pela Pastoral da Comunicação na página e canal da Diocese de Osório no Facebook e YouTube.