Notícias da diocese › 22/09/2018

Equipes da Pastoral da Comunicação paroquiais passam a receber visitas orientativas

Os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Osório passaram a contar com visitas orientativas dos membros da Comissão Diocesana da Pascom, com a presença da assessora de comunicação da Diocese e coordenadora diocesana da Pascom, Melissa Maciel, e do articulador da Pascom, seminarista Edson Boff.

As visitas paroquiais acontecerão nas paróquias que já possuem uma trajetória de atuação da Pascom e tem por objetivo orientar e fortalecer a atuação dos agentes a partir do “Guia de Implantação da Pascom” e do “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil”, que orienta a sua missão por meio de quatro eixos: Espiritualidade, Formação, Articulação e Produção.

A primeira visita se deu na Paróquia São José – Três Cachoeiras neste sábado, 22/9, com a presença de seis dos sete integrantes da Pascom paroquial e o pároco Pe. Marcelino Willrich. Na oportunidade, agentes com mais experiência de atuação e jovens que ingressaram na equipe, cultivaram a espiritualidade do comunicador católico com a Leitura Orante da Bíblia, trocaram experiências e renovaram o compromisso da missão da Pascom de “ser” e “promover” a comunhão entre as pastorais e movimentos paroquiais, assim como comunicar a Igreja para além de seus “muros”.

A reunião foi realizada a partir dos quatro eixos da Pascom (espiritualidade, formação, articulação e produção), além da apresentação do novo instrumento prático sobre o trabalho de comunicação na Igreja Católica no Brasil, o “Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação”, subsídio preparado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançado no Encontro Nacional da Pascom em julho deste ano, em Aparecida/SP.

“O Guia de Implantação é uma ferramenta, um subsídio que se propõe às novas lideranças convocadas para o trabalho da comunicação cristã, assim como aos grupos que já atuam nas paróquias. Nele consiste orientações práticas e que embasará a implantação da Pascom nas nossas 22 paróquias”, explica a assessora de comunicação, Melissa Maciel, destacando a importância da reunião para orientar e animar os agentes.

As paróquias que não possuem atuação da Pascom poderão indicar agentes para participar de encontro de formação a ser realizado no início de 2019.

O Guia de Implatação da Pascom pode ser adquirido pelo site da editora. Clique aqui.