Notícias da diocese › 30/08/2022

Padre da Diocese de Osório participa como assessor da 59ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil em Aparecida-SP

Padre Tiago de Fraga Gomes, reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos da Diocese de Osório em Viamão e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC-RS), está assessorando, entre os dias 28 de agosto e 02 de setembro, a 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Aparecida, São Paulo, que tema como tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

Padre Tiago, enquanto Perito da Comissão para o Tema Central, ficou responsável por refletir sobre o processo de renovação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

De acordo com o padre Tiago, o tempo atual, em processo constante de transformação, exige uma ação evangelizadora dinâmica e atualizada. “A realidade urbana e a cultura digital são complexas, com oportunidades e desafios, luzes e sombras. As DGAE propõem uma evangelização a partir das pequenas Comunidades Eclesiais Missionárias (CEM), lugares de proximidade entre as pessoas e de experiência concreta da fé”, explica.

Na exposição aos bispos na Assembleia, padre Tiago reforçou que as Comunidades Eclesiais Missionárias são chamadas a viver em comunhão e desafiar-se a sair de si, a partir da vivência comunitária da fé, fundada em quatro pilares: 1. Palavra (Sagrada Escritura; Catequese); 2. Pão (Eucaristia; liturgia e espiritualidade); 3. Caridade; 4. Ação Missionária.

Além disso, “Comunhão e Missão” precisam estar conectadas, pois comunidades que não geram missionários, são estéreis; e missionários sem comunidade são andarilhos solitários.

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, também participa da Assembleia juntamente aos demais 21 bispos/arcebispos do RS.