Notícias da diocese › 27/02/2018

Nossa Senhora das Lágrimas é homenageada no Alto-Caraá

Há 125 anos é realizada a Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas no Alto-Caraá, comunidade com cerca de vinte famílias, pertencente à Paróquia São Cristóvão, no município do Litoral Norte gaúcho, Caraá. Neste ano, a edição teve a programação iniciada no dia 20 de fevereiro e segue até o dia dedicado à Nossa Senhora das Lágrimas, 28 de fevereiro.

A cada ano, na última semana de fevereiro, milhares de romeiras e romeiros buscam e confiam na intercessão de Nossa Senhora das Lágrimas. A devoção que foi trazida para a região por imigrantes italianos chega a alcançar 45 mil pessoas visitando o Santuário Diocesano dedicado à Mãe.

A Romaria se dá de forma contínua durante todos os dias da programação, com peregrinos rumando ao Santuário Diocesano saindo ainda de madrugada, a pé, carregando consigo a certeza que a Mãe os atende. Chegam para tocar a Imagem, fazer suas orações, participar das Missas, bençãos, confissões e voltam para suas casas, na grande maioria vindos de Santo Antônio da Patrulha (28 km) e Osório (24 km). Também muitas pessoas de cidades mais distantes do Litoral e da região metropolitana de Porto Alegre visitam o Santuário todos os anos.

“Olha para os lados. É tanta gente que está aqui. E muitos já vieram, rezaram aos pés da Santa e foram embora. E até o dia dela (28 de fevereiro) muita gente ainda virá pedir e agradecer. Se Ela não atendesse, não fizesse milagres, as pessoas não viriam.”, conta José, aos 80 anos acompanhado da família, carregando na memória as primeiras Romarias que participou quando criança, época que a luz era apenas em lamparinas.

Dentre as Missas realizadas durante a programação, destaque para a Celebração Eucarística seguida de procissão realizada no último domingo, 25, às 15h, no Altar Monumento, que foi presidida pelo bispo diocesano Dom Jaime Pedro Kohl, concelebrada pelo pároco Pe. Nilso Ricardo Zanella, Pe. Rodrigo Schüler, Pe. Luciano Motti, Pe. Ozeias dos Santos e Pe. Ildomar Danelon e com a presença dos seminaristas da Diocese.

Na liturgia do segundo domingo da Quaresma, Dom Jaime Pedro apresentou o Evangelho da Transfiguração, a revelação de Jesus como o Filho amado de Deus, que vai concretizar o projeto salvador e libertador do Pai em favor dos homens através do dom da vida, da entrega total de si próprio por amor.  E fez o apelo aos fiéis, como batizados cristãos, seguirem com dedicação o cuidado entre as pessoas e com tudo o que nos cerca, fazendo referência para a construção da paz proposta na Campanha da Fraternidade 2018. A superação da violência pela cultura da paz nas atitudes do dia-a-dia, afinal, como Jesus nos ensina “Somos todos irmãos”.

Após a Celebração, os presentes seguiram em procissão circundando a comunidade e levando a Imagem de Nossa Senhora das Lágrimas de volta ao Santuário, onde os fiéis continuarão sua peregrinação e homenagem à Mãe das Lágrimas até a próxima quarta-feira, 28 de fevereiro, dia dedicado à Ela.

28, quarta-feira – Dia de Nossa Senhora das Lágrimas

Missa às 8h, 10h e às 15h (Pe. Nilso e Pe. Ildomar), com a participação dos cavaleiros.

Serão dadas bênçãos individuais aos peregrinos e ouvidas confissões. Ao meio-dia será servido churrasco.

Confira abaixo o registro fotográfico de Diego Pedrotti, sobre a participação dos fiéis na Romaria no último domingo, 25.

O álbum completo você acessa em https://goo.gl/KA8Uzp