A Voz do Bispo › 22/03/2024

Quem ama, partilha

Viemos refletindo durante estas semanas da Quaresma sobre a Campanha da Fraternidade 2024, que traz como tema “Fraternidade e Amizade Social”, tendo como pano de fundo o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Como vimos, trata-se de uma humanização das relações fraternas em todos os âmbitos, superando o conceito restrito de clube de amigos, para a inclusão de todas as pessoas, independentemente de raça, religião, classe social, partido político…

Para superar o individualismo e a inimizade que destrói, a amizade social tem o diálogo como caminho para a construção da cultura do encontro e de um novo estilo de vida marcado por uma perspectiva de fraternidade universal, onde reina a justiça e a paz. O reconhecimento de que todos somos irmãos e irmãs, e que tudo está interligado, é condição para chegarmos ao mundo novo por todos desejado.

Estes sonhos e horizontes amplos e abertos são de extrema importância, mas o resultado final depende de gestos pequenos e simples que, quando realizados por muitos, são extremamente importantes para alcançar as metas almejadas. A liturgia quaresmal nos sugeriu a oração, o jejum e a esmola.

A Igreja do Brasil propõe a bela e feliz iniciativa da Campanha da Fraternidade e nela o gesto da coleta a ser realizada em todas as comunidades espalhadas pelo Brasil. 40% do valor vai para o Fundo Nacional de Solidariedade, apoiando projetos de desenvolvimento sustentável para a população mais necessitada; 6% para o Regional Sul III e 54% ficam na Diocese para a articulação das Pastorais Sociais e apoio a pequenos projetos.

A coleta de 2023 realizada em nossa Diocese resultou em um total de R$ 39.913,00. Destes, R$ 15.965,20 foram enviados para o FNS; R$ 2.394,80 para o Regional e R$ 21.553,00 para o Fundo Diocesano de Solidariedade.

Contamos com a participação de todos nesse gesto concreto de verdadeira amizade social, que manifesta a sensibilidade e a generosidade do nosso povo. Quem ama, partilha!