A Voz do Bispo › 29/09/2023

Mandato missionário

Concluindo o mês da Bíblia, entramos no mês Missionário. Tudo se alinha com o tema. O mês Vocacional tinha como lema: “Corações ardentes e pés a caminho”. Os corações dos discípulos de Emaús começaram a arder à medida que o peregrino explicava as Sagradas Escrituras. Quando perceberam que era Jesus, voltaram correndo a Jerusalém para contar aos outros: “Vimos o Senhor!”

Antes de Jesus retornar ao Pai, deu aos discípulos o mandato missionário: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo; o que não crer será condenado” (Mc 16, 15). Hoje, a Igreja tem uma compreensão clara disso. Ela é missionária por natureza, pois nasceu com essa missão: ser ENVIADA. Essa característica a acompanha desde o início: “sempre pronta para partir”.

Portanto, todos os seguidores de Jesus, através do batismo, são discípulos missionários. A missão universal da Igreja deriva da fé em Jesus Cristo, o missionário do Pai, que veio não apenas para alguns, mas para salvar toda a humanidade. Conforme São João afirma: “Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele” (3,17). A vontade de Deus é clara: o Evangelho deve ser levado a todas as criaturas, mas ninguém é obrigado a acreditar. Deus respeita a liberdade da pessoa até o fim.

O tema do 5º Congresso Missionário Nacional, que acontecerá em novembro, é “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”. O mandato missionário da Igreja Universal é um compromisso de todas as Igrejas locais. Todas as dioceses, arquidioceses e prelazias, além de sua missão na evangelização de seu próprio território, têm a responsabilidade de levar o Evangelho a todos os povos.

Adotando o mesmo lema do Ano Vocacional, “Corações ardentes, pés a caminho”, o Congresso Missionário Nacional tem o objetivo de despertar as Igrejas locais, por meio da escuta da Palavra, para um caminho de conversão missionária, sempre prontas para ir onde há almas a iluminar e realidades a transformar.