Notícias da diocese › 15/04/2020

Pascom no RS reavalia atividades para 2020 com reunião virtual

Com o aumento das restrições de circulação de pessoas para o enfrentamento do novo coronavírus que surge no Brasil em meados de março de 2020, a Pastoral da Comunicação tem sido grande aliada na busca de soluções criativas e tecnológicas para manter a perseverança na fé e o espírito de unidade nas arqui/dioceses de todo o Brasil.

Com o calendário de atividades e reuniões definido em novembro de 2019 para o ano de 2020, na terça-feira, 14 de abril, as coordenações arqui/diocesanas da Pascom do Rio Grande do Sul estiveram reunidas via Skype em reunião que reavaliou algumas atividades previstas para o ano, porém, no momento, sem público presencial.

A coordenadora regional da Pascom do Regional Sul 3, a jornalista Greice Pozzatto, assessora de comunicação de Cruz Alta, conduziu a reunião com o auxílio do padre referencial da Pascom Regional, Pe. Diego Knecht, da Diocese de Montenegro, e as coordenações das seguintes arqui/dioceses: Diocese de Osório, Diocese de Santa Cruz, Diocese de Caxias do Sul, Diocese de Montenegro, Diocese de Bagé, Arquidiocese de Porto Alegre, Diocese de Rio Grande, Arquidiocese de Pelotas, Diocese de Novo Hamburgo, além de representação da Ascom do Regional Sul 3 da CNBB e da Rede ICM.

Em pauta, o replanejamento das atividades alusivas ao 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 24 de maio, domingo, que para 2020, o Papa Francisco nos oferece o tema: “Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10, 2). A vida faz-se história». O Dia Mundial das Comunicações Sociais. A Comissão Regional da Pascom compreendendo que o isolamento social, de acordo com informações recentemente divulgadas pelo Ministério da Saúde, impede a realização com público presencial. Para tanto, sugere-se três atividades virtuais que poderão ser de grande contribuição para a reflexão e troca de experiências, que em breve serão divulgadas.

Para novembro, o V Encontro Regional da Pascom no Rio Grande do Sul segue mantido com público presencial, o qual será planejando pela Comissão Regional em junho deste ano em reunião virtual. Assim como segue mantido o Encontro de Avaliação e Planejamento 2020/2021 em meados de dezembro.

De acordo com Greice, a realização da reunião virtual foi muito importante e inspiradora, para que o trabalho da pascom siga em unidade com toda a Igreja. “Especialmente neste tempo difícil de isolamento é muito bom podermos nos reunir, mesmo que virtualmente, para seguir realizando nossa missão”.

Por Melissa Maciel, secretária da Pascom do Regional Sul 3