A Voz do Bispo › 05/01/2024

Inteligência Artificial e Paz

No 57º Dia Mundial da Paz, o papa Francisco direciona sua mensagem a todos os representantes de governos e instituições globais, convidando à reflexão sobre os riscos e potenciais impactos na paz mundial decorrentes dos avanços tecnológicos, especialmente da Inteligência Artificial (IA). O progresso científico e tecnológico tem o poder de aprimorar a condição humana e moldar o mundo, contudo, seu uso determina o resultado.

O Papa enfatiza que a IA abrange uma ampla gama de atividades e não se pode presumir antecipadamente que seu desenvolvimento contribuirá positivamente para o futuro da humanidade e para a paz entre as nações. O resultado benéfico só será viável se demonstrarmos responsabilidade ao utilizar essas tecnologias e ao respeitar os valores humanos fundamentais, como inclusão, transparência, segurança, equidade, privacidade e confiabilidade.

Ele destaca que máquinas inteligentes estão cada vez mais aptas a desempenhar tarefas com eficiência, porém, o significado por trás de suas ações continuará sendo determinado por seres humanos, que carregam consigo seus próprios conjuntos de valores. Existe o risco de que os critérios subjacentes a certas decisões se tornem menos transparentes, levando a uma possível ditadura tecnológica e a formas de desigualdade social.

Quando utilizada de maneira adequada, a IA pode promover o desenvolvimento integral humano e auxiliar no fortalecimento dos laços de fraternidade e amizade na sociedade.

O Papa conclui sua mensagem expressando sua esperança de que o rápido avanço da IA não intensifique as já existentes desigualdades e injustiças no mundo, mas, ao contrário, contribua para o fim de guerras e conflitos, assim como para o alívio do sofrimento que afeta a família humana. Dessa forma, poderemos legar às gerações futuras um mundo mais solidário, justo e pacífico.

Que no início deste Ano Novo, possamos seguir “caminhando na esperança” e “avançando juntos no caminho” em busca da justiça e paz.