A Voz do Bispo › 09/02/2024

Carnaval à vista

Chega novamente o Carnaval. Como todos os anos, aproveitamos a ocasião para uma reflexão sem, com isso, querer demonizar, mas encarar com espírito crítico.

Segundo uma teoria, a origem da palavra “carnaval” vem do latim “carne vale”, “adeus à carne”, pois no dia seguinte começava o período da Quaresma, tempo em que os cristãos se abstêm de comer carne, por penitência.

Daí que, ao se despedirem da carne na terça-feira que antecede a Quarta-Feira de Cinzas, se fazia uma boa refeição, com carne evidentemente, e a ela davam adeus. Tudo isso, só explicável no ambiente cristão e deu origem a uma festa pouco cristã.

O Carnaval poderia até ser considerado uma festa pitoresca de marchinhas engraçadas, desfiles ornamentados, um folguedo popular, uma brincadeira de rua, uma festa quase inocente, uma diversão até certo ponto sadia, onde o povo extravasa sua alegria.

Mas, infelizmente, tornou-se também uma festa totalmente mundana e profana, cheia de licenciosidade, onde campeia o despudor e as orgias, onde se pensa que tudo é permitido, onde a imoralidade é favorecida até pelas autoridades, como a farta distribuição de preservativos, preocupadas apenas com a saúde física e não com a moral.

Devido à devassidão que acontece nesses dias de folia, muitos cristãos preferem se retirar do tumulto e se entregar ao recolhimento e à oração. É o que se chama “Retiro de Carnaval”, altamente aconselhável para quem quer se afastar do barulho e se dedicar um pouco a refletir no único necessário, a salvação eterna.

É tempo de se pensar em Deus, na missão de cada um, na necessidade de estar bem com Deus e com a própria consciência. “O barulho não faz bem e o bem não faz barulho”, dizia São Francisco de Sales.

Para nós gaúchos, temos uma experiência alternativa muito interessante: participar da Romaria da Terra que, neste ano, acontecerá no município de Ipê, Diocese de Vacaria. Para outros, pode ser melhor passar estes dias na tranquilidade do lar, em algum lugar mais calmo e tranquilo, recarregando as baterias para encarar a missão.